Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Ifal tem trabalho aprovado para congresso na Costa Rica
conteúdo

Geral

Professor do Ifal tem trabalho aprovado para congresso na Costa Rica

publicado: 29/07/2015 15h02, última modificação: 29/07/2015 15h03

O docente José Oliveira, professor de Sociologia do câmpus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), teve seu trabalho aprovado para apresentação na 17ª edição do Congresso Brasileiro de Sociologia, que aconteceu de 20 a 23 de julho, em Porto Alegre/RS. O professor expôs sua pesquisa no dia 22, quarta-feira, intitulada “Juventude e urbanidade” e inserida no grupo de trabalho “Sociologia e Juventude: questões e estudos contemporâneos”.

A pesquisa do professor teve início em 2013 e foi fruto de estudos desenvolvidos por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) com vários recortes sobre a problemática “Juventude”. “O projeto é fruto de minhas incursões na Sociologia da Juventude e a ideia é buscar um conhecimento acerca do cotidiano e memória dos sujeitos jovens da cidade de Maceió”, ressaltou o professor.

O trabalho foi apresentado na forma oral e, após discussões sobre os conteúdos expostos, foi discutida a ideia de ser lançado um livro com os artigos das pesquisas. O tema do evento este ano, Sociologia em Diálogos Transnacionais, chamou a atenção para a importância dos debates correntes nas principais redes internacionais de pesquisa sociológica.

O docente embarca para a Costa Rica em novembro, pois teve outro trabalho de sua autoria aprovado para a Associação Latino Americana de Sociologia e denominado “Juventude e globalização”.

registrado em: