Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Murici apresenta trabalho em evento do IFBA

Professor do Campus Murici apresenta trabalho em evento do IFBA

publicado: 11/10/2016 13h09, última modificação: 14/10/2016 10h41
A ida do professor Gentil II para o Ifba não representará ônus para o Ifal

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estará presente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), a ser realizado entre os dias 18 e 21 de outubro, no Campus de Vitória da Conquista. É que o professor Gentil II, do Campus Murici, foi convidado a apresentar, em linhas gerais, os fenômenos da área de Óptica Não Linear, numa palestra denominada "Instabilidade modulacional em meios não lineares dispersivos: um estudo teórico do ponto de vista estocástico".

A pesquisa que ele irá levar ao município baiano foi orientada pelos professores Iram Gléria e Solange Bessa, ao longo de seus mestrado e doutorado, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). "A instabilidade modulacional é um fenômeno não linear que pode ocorrer em meios não lineares dispersivos. Uma das aplicações da existência deste fenômeno é a possibilidade da geração de sólitons – que são ondas que possuem propagação com estabilidade invariável. Isso produz diversas aplicações em óptica e no ramo das telecomunicações, por exemplo", explica Gentil.

Como havia estudado com Gentil na Ufal, Rafael Rocha, agora professor do IFBA, já conhecia sua pesquisa e ficou interessado em continuá-la, de forma colaborativa, entre os dois institutos. Por isso, esse ano eles tiveram aprovado um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

"Eu e o professor Rafael Rocha, estamos com uma parceira de um trabalho que surgiu depois do termino do doutorado. Então, ele está com um aluno de Engenharia Elétrica, que irá ser responsável pela parte computacional deste trabalho e eu serei o coorientador do rapaz", pontuou Gentil.

Além da palestra, os membros do projeto aproveitarão a oportunidade para uma reunião de trabalhos.

registrado em: ,