Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Murici divulga fórmula fácil de economia de água

Professor do Campus Murici divulga fórmula fácil de economia de água

publicado: 27/07/2016 10h09, última modificação: 27/07/2016 16h26
Professor Luiz Gentil espera gerar uma economia de ao menos 500 mil litros de água com campanha no Ifal

A ação é bem simples: basta você colocar uma garrafa PET de dois litros dentro da caixa acoplada do vaso sanitário e fechá-la, com isso, a mesma quantidade de água será economizada, a cada descarga dada. A ideia de disseminação dessa dica surgiu do professor do Campus Murici, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Gentil II, que lançou a campanha #StartDoing (comece fazendo) em seu perfil pessoal do Facebook e em apenas oito dias teve o seu vídeo compartilhado 167 vezes e reproduzido mais de 4 mil vezes.

Em média uma pessoa deve utilizar o sanitário umas quatro ou cinco vezes por dia, em uma casa. Então, utilizando cinco vezes por dia, nós temos uma economia de 10 litros de água. Em um mês serão 300 litros mensais”, detalhou Gentil, que lembra que a caixa acoplada continua funcionando normalmente.

O professor iniciou essa campanha no Campus Murici, com o objetivo de estendê-la pelo menos até o final do ano, por meio de uma gincana e gerar uma economia de 500 mil litros nesse tempo. “A ideia é que os alunos criem um vídeo explicativo e que ao ser compartilhado, a gente vai entender que quando você compartilha, você não está apenas compartilhando simbolicamente, você está abraçando a causa, apoiando a ideia e fazendo você mesmo”, sugeriu Gentil, que estima que em seis meses a economia será de ao menos 1800 litros de água por pessoa que adira à campanha.

Como professor, eu me via na necessidade de criar alguma ação interventiva para que a gente pudesse fazer alguma coisa diferente. Então dentre algumas possibilidades, aquela que eu achei melhor foi a da economia de água”, justifica Gentil, no vídeo de divulgação.

Além, do compartilhamento, o professor solicita que as pessoas utilizem as hashtags #StartDoing, #consumoconsciente e #planetagua. A campanha está ganhando maiores amplitudes por meio da internet. “Algumas pessoas que conheço, que estão no meu Facebook, estão morando em outras partes do país e aderiram a campanha. Ou seja, a campanha já atingiu a Bahia, Ceará, Minas Gerais e Chile”. A partir dessas participações foram criadas os #StartDoingnoChile #StartDoingnoCeará #StartDoingemMinasGerais.

Ao usar as hashtags, você não vai estar compartilhando uma hashtag como outra qualquer. Você vai estar compartilhando para a ação da causa, trazendo a campanha para o seu dia a dia e contribuindo com o meio ambiente. Então, é muito importante que a gente se una por essa causa, porque o planeta precisa disso”, finaliza o professor, no vídeo de divulgação.

O vídeo está disponível aqui. A fanpage da campanha está disponível é Startdoing.

registrado em: , ,