Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente do Ifal analisa conflitos pela água em artigo de destaque nacional
conteúdo

Notícias

Docente do Ifal analisa conflitos pela água em artigo de destaque nacional

Trabalho foi publicado no principal periódico sobre Conflitos no Campo

por Roberta Rocha publicado: 24/04/2020 14h17, última modificação: 24/04/2020 17h12

Um artigo desenvolvido pelo professor de Geografia do Ifal Piranhas Claudemir Martins ganhou, nesta semana, as páginas da principal publicação nacional sobre conflitos do campo, o Relatório Conflitos no Campo Brasil 2019, periódico anual divulgado desde 1985 pela Comissão Pastoral da Terra, entidade ligada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No trabalho, o docente analisa os conflitos pela água, abordando os problemas da mineração, em Brumadinho, e do vazamento de óleo no litoral brasileiro em 2019.

Professor Claudemir Martins"Trata-se de um tema de interesse nacional e de elevada importância em tempos de pandemia, haja vista os conflitos no campo, especialmente com relação aos indígenas, ser motivo de grande debate", ressaltou o autor, que também teve artigos publicados no mesmo boletim, nos anos de 2016, 2017 e 2019. 

O Relatório foi lançado em Alagoas por meio do canal do Youtube A voz do povo, nesta segunda-feira, 20. De acordo com o documento, o Brasil teve em 2019 o maior número de conflitos no campo nos últimos 14 anos e a água está no centro desses conflitos, com 489 casos de disputas registrados no ano passado.

Acesse a publicação na íntegra aqui.