Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Ufal profere palestra de abertura em seminário de igualdade de gênero de Arapiraca

Geral

por Anny Rochelly publicado: 21/08/2015 15h11, última modificação: 21/08/2015 15h11

Igualdade de gênero e diversidade sexual. Foi a partir de um tema atual e interessante para os jovens que surgiu a ideia de elaborar um seminário voltado para essas questões no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) localizado em Arapiraca. A abertura aconteceu na tarde da última quinta-feira (20) e as discussões se estendem até sábado.

O diretor-geral da unidade, Fábio Ribeiro, abriu oficialmente as atividades com a declaração de que aquele era um evento de inclusão. O professor de Sociologia e um dos idealizadores do evento, Lucas Menezes, afirmou que o seminário era uma oportunidade de respeitar o diverso além dos muros da escola. Já o pedagogo Enildo Freire foi mais incisivo em seu posicionamento. “Que as discussões nos façam refletir que somos obrigados a respeitar a escolha do outro, ainda que ela seja diferente do que a gente entende”, opinou.

O professor de Psicologia da unidade de ensino da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Palmeira dos Índios, Antônio César Santos, foi o primeiro palestrante do evento com o tema “A construção das identidades de gênero e a sexualidade”. Ele abordou pontos como gênero, sexo, sexualidade, orientação sexual, preconceitos, enfrentamentos, discriminação, entre outros. O professor iniciou os seus estudos na área a partir de um projeto de extensão iniciado em 2013 e que pesquisa o gênero e a sexualidade nas escolas do agreste. Segundo o docente, o tema é bem recebido pelos jovens em sala de aula e, em escolas de Palmeira dos Índios, Igaci e Arapiraca, muitos são os questionamentos por parte dos discentes entrevistados na pesquisa.

O Seminário de Igualdade de Gênero e Diversidade Sexual pretende reunir centenas de alunos e servidores do campus até a manhã de sábado, quando o evento será encerrado. Até lá, estão previstas palestras, filmes, debates e oficinas, além de apresentações culturais com intervenções artísticas, poesia e música.

Acesse a programação completa AQUI.

registrado em: ,