Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proex vai recolher demandas de cooperativas de agricultores para direcionar ações de extensão

Necessidades serão apresentadas à Pró-reitoria até janeiro de 2020

publicado: 18/12/2019 20h06, última modificação: 20/12/2019 11h46

Uma reunião realizada pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, na Reitoria da instituição na última sexta-feira (13), abriu canal de diálogo com representantes de cooperativas de pequenos agricultores de Alagoas. A iniciativa marcou o início do processo de coleta das demandas da categoria, para utilizar as necessidades apresentadas como subsídio na construção do edital do novo programa instituicional de extensão, o Programa Agricultura Familiar.

Além dos profissionais do Ifal envolvidos com a implantação da proposta, estiveram presentes, na ocasião, membros da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar - Unicafes de Alagoas, da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados - Coopeagro, da Associação dos Agricultores Familiares de Ibateguara - Assafi e da Secretaria Municipal e Educação de Maceió - Semed.

Os representantes dessas instituições se comprometeram a entrar em contato com os respectivos associados e enviar as demandas de cursos e projetos de seu interesse até janeiro de 2020. A partir daí, de acordo com a assessora da Proex, Dilliani Barros, o edital do Programa Agricultura Familiar será organizado.

Reunião ProexDurante o encontro, algumas necessidades já foram apresentadas, como a de capacitação em temas como mídias sociais, empreendedorismo e logística. "Foi muito proveitosa a reunião porque a gente tinha uma ideia e agora entendemos que a demanda é outra. Então vamos ajustar. A necessidade não é de cursos relacionados à agricultura, porque isso eles já sabem. O que eles querem é aprender como concorrer em uma licitação, por exemplo", esclareceu a assessora.

Os agricultores presentes também saíram satisfeitos com a conversa. "O primeiro passo foi dado, para a gente fazer esse trabalho que tanto a gente precisa. A agricultura familiar precisa estar dentro desses espaços, da universidade, dos institutos", defendeu Maria José Alves, integrante da Unicafes.

A reunião de sexta-feira, no entanto, não foi a primeira realizada com foco na construção do edital do Programa Agricultura Familiar. Um momento anterior, ocorrido no Campus Santana do Ipanema em 3 de dezembro, reuniu servidores do Ifal atuantes nas áreas vinculadas às ciências agrárias, com o objetivo de ouvir as partes interessadas e registrar as contribuições para a submissão de cursos e projetos a serem lançados dentro do programa.

registrado em: , ,