Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proex vai recolher demandas de cooperativas de agricultores para direcionar ações de extensão
conteúdo

Notícias

Proex vai recolher demandas de cooperativas de agricultores para direcionar ações de extensão

Necessidades serão apresentadas à Pró-reitoria até janeiro de 2020

publicado: 18/12/2019 20h06, última modificação: 20/12/2019 11h46

Uma reunião realizada pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, na Reitoria da instituição na última sexta-feira (13), abriu canal de diálogo com representantes de cooperativas de pequenos agricultores de Alagoas. A iniciativa marcou o início do processo de coleta das demandas da categoria, para utilizar as necessidades apresentadas como subsídio na construção do edital do novo programa instituicional de extensão, o Programa Agricultura Familiar.

Além dos profissionais do Ifal envolvidos com a implantação da proposta, estiveram presentes, na ocasião, membros da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar - Unicafes de Alagoas, da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados - Coopeagro, da Associação dos Agricultores Familiares de Ibateguara - Assafi e da Secretaria Municipal e Educação de Maceió - Semed.

Os representantes dessas instituições se comprometeram a entrar em contato com os respectivos associados e enviar as demandas de cursos e projetos de seu interesse até janeiro de 2020. A partir daí, de acordo com a assessora da Proex, Dilliani Barros, o edital do Programa Agricultura Familiar será organizado.

Reunião ProexDurante o encontro, algumas necessidades já foram apresentadas, como a de capacitação em temas como mídias sociais, empreendedorismo e logística. "Foi muito proveitosa a reunião porque a gente tinha uma ideia e agora entendemos que a demanda é outra. Então vamos ajustar. A necessidade não é de cursos relacionados à agricultura, porque isso eles já sabem. O que eles querem é aprender como concorrer em uma licitação, por exemplo", esclareceu a assessora.

Os agricultores presentes também saíram satisfeitos com a conversa. "O primeiro passo foi dado, para a gente fazer esse trabalho que tanto a gente precisa. A agricultura familiar precisa estar dentro desses espaços, da universidade, dos institutos", defendeu Maria José Alves, integrante da Unicafes.

A reunião de sexta-feira, no entanto, não foi a primeira realizada com foco na construção do edital do Programa Agricultura Familiar. Um momento anterior, ocorrido no Campus Santana do Ipanema em 3 de dezembro, reuniu servidores do Ifal atuantes nas áreas vinculadas às ciências agrárias, com o objetivo de ouvir as partes interessadas e registrar as contribuições para a submissão de cursos e projetos a serem lançados dentro do programa.

registrado em: , ,