Notícias
Proex publica editais para seleção de propostas nos Programas Artifal e Ecosol
Por Samuel Pontes, estagiário de Jornalismo*
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou nesta semana os editais nº 02/2026 e nº 04/2026, referentes à seleção de projetos de Extensão a serem desenvolvidos pela instituição no ano de 2026. Em ambos pleitos, o envio de propostas ocorre até 25 de fevereiro, exclusivamente pelo Sigaa/Módulo de Extensão.
No primeiro deles, o edital nº 02/2026, referente à submissão de Propostas de Extensão de Incubação, vinculadas ao Programa Institucional de Extensão Ecosol.
A submissão de propostas deve estar em conformidade com as áreas temáticas presentes no anexo 1 do edital. Serão classificadas as propostas que obtiverem nota final igual ou superior a 7,0, sendo ao menos uma de cada unidade. Os selecionados terão direito à bolsa mensal no valor de R$ 700,00 por projeto.
O edital nº 04/2026, referente à submissão de Propostas de Extensão para manutenção de grupos artísticos contínuos vinculados ao Programa Institucional de Extensão Artifal.
A submissão de propostas deve estar em conformidade com as áreas temáticas presentes no anexo 1 do edital. Serão classificadas as propostas que obtiverem nota final igual ou superior a sete, sendo ao menos uma de cada unidade. Os projetos selecionados receberão o valor mensal de bolsa de R$ 7.000.
Seleção e cronograma
Os editais nº 02/2026 e nº 04/2026 compartilham de processos semelhantes de avaliação das propostas e cronograma. A avaliação acontece através de três etapas: a primeira é a etapa para ajustes feita pela Coordenação de Extensão da unidade; a segunda verifica a viabilidade da proposta e a terceira é eliminatória/classificatória e trata da pontuação da proposta.
Já o cronograma dos editais foi determinado da seguinte maneira: a relação das propostas eliminadas será publicada no dia 17 de março, com prazo de dois dias para interposição de recursos. O resultado preliminar está previsto para o dia 23 de março.
*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista
