Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proex lança editais para seleção de propostas extensionistas para 2018
conteúdo

Notícias

Proex lança editais para seleção de propostas extensionistas para 2018

As inscrições podem ser submetidas a partir de 6 de novembro.

por Zoroastro Neto publicado: 02/11/2017 08h30, última modificação: 08/11/2017 07h19

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou, na tarde desta quarta-feira (1º), os editais destinados à seleção de propostas para programas e projetos de extensão a serem realizados em 2018.

As inscrições podem ser submetidas de 6 a 26 de novembro.

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018, é por meio da extensão que se revela e se traduz, prioritariamente, a responsabilidade social do Ifal. Os princípios norteadores da concepção de extensão são:  indissociabilidade com o ensino e a pesquisa,  compromisso com a transformação social,  divulgação do conhecimento científico,  incentivo à produção cultural, interação dialógica com a comunidade, e o  impacto na formação do estudante.

As ações que constam nos editais são:
1) Programa MINHA COMUNIDADECada campus tem direito a elaborar uma proposta. Interessados em compor a proposta deverão procurar primeiramente a Coordenação de Extensão do Campus, a quem cabe a inscrição.
O Programa objetiva desenvolver em determinada comunidade um conjunto de ações extensionistas, sobretudo projetos, cursos e eventos, com forte característica dos cursos ofertados pelo Ifal, que aponte soluções para a melhoria da qualidade de vida, a inclusão social e produtiva, e a geração de oportunidades.

 2) Programa PROIFAL: Cada campus tem direito a elaborar uma proposta. Interessados em compor a proposta deverão procurar primeiramente a Coordenação de Extensão do Campus, a quem cabe a inscrição. 

O Programa visa implantar ações de preparação para o exame de seleção dos cursos do Ifal, atendendo estudantes de escolas públicas, especialmente. Deve abordar também noções do funcionamento e da estrutura do Instituto. É mais um programa por adesão dos campi que desejarem apresentar sua proposta. Todas as ações e projetos de preparação de estudantes para os cursos do Ifal deverão compor a proposta final do campus.

3) PROGRAMA PROPEQServidores e estudantes poderão inscrever suas propostas enviando para o e-mail informado no Edital. As vagas são ilimitadas, até que se esgote o orçamento do ano 2018.
O Programa objetiva disseminar e/ou implantar os resultados das pesquisas desenvolvidas no Ifal, de modo a colocar seus benefícios a serviço da sociedade na forma de projetos de extensão. No edital PROPEQ, a apresentação das propostas pode ser feira pelos servidores e estudantes do Ifal, conforme formulário específico do Programa.

4) PROJETOS ISOLADOS - Modalidades SERVIDOR e ESTUDANTEServidores (modalidade servidor) e estudantes (modalidade estudante) poderão inscrever suas propostas enviando-as para o e-mail informado nos editais. Há um número de vagas por campus. Para cada edital há um formulário de Inscrição específico para inscrição das propostas. Servidores e estudantes podem submeter propostas de sua inteira autoria para os editais do Programa PROPEQ e Projetos isolados. Estas inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail conforme identificação por campus constante dos respectivos editais.

Para o pró-reitor de extensão do Ifal, Altemir Secco, a extensão é o elo entre o ensino e a pesquisa, "retirando o caráter assistencialista, porque as ações extensionistas, no Ifal, é encarada como instrumento de democratização do saber técnico e tecnológico que é produzido nos campi e veiculado às necessidades daquela região. Promovemos políticas públicas através de um processo interdisciplinar e atendendo as dimensões estratégias do PDI atual".

 Seguem os editais e os formulários:

Minha Comunidade: acesse o EDITAL, o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO AÇÃO CURSO, o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO AÇÃO PROJETO e o FORMULÁRIO RESUMO

PROIFAL: acesse o EDITAL e o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

PROPEQ (modalidades servidor e estudante): acesse o EDITAL e o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Projeto isolado (modalidade servidor): acesse o EDITAL e o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Projeto isolado (modalidade estudante): acesse o EDITAL e o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

registrado em: , ,