Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proex cria banco de talentos visando a contratação de estudantes para empresas parceiras

Ferramenta está disponível no Observatório do Mundo do Trabalho

por Jhonathan Pino publicado: 29/10/2021 08h40, última modificação: 29/10/2021 17h09

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) lançou na última quarta-feira (27) mais um serviço da página do Observatório do Mundo do Trabalho. A partir de agora, os estudantes podem fazer seu cadastro no Banco de Talentos. O serviço irá reunir e deixar disponível para as empresas os currículos dos alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), com a intenção de facilitar o trânsito e agilizar o processo de contratação entre os estudantes e possíveis empregadores.

A realização do cadastro é simples, basta acessar o Banco de Talentos e logar com o e-mail institucional, o @aluno.ifal.edu.br. É possível ao aluno realizar alterações ou cancelar os dados cadastrados a qualquer momento, permitindo a atualização permanente das informações.

Observatório do Mundo do Trabalho

À frente do projeto, Dilliani Barros esclarece que o Observatório passa por uma nova etapa, em que nem todas as vagas serão publicadas na página, o que demanda o envio dos currículos pelos alunos.

“Buscaremos os candidatos diretamente no banco. Em breve, as próprias empresas vão poder realizar essa busca por perfis no site no Mundo do Trabalho. O cadastro é apenas a primeira etapa do Banco de Talentos. Estamos construindo uma interface onde a empresa vai poder escolher, através de filtros de busca, o curso/nível/cidade/bairro/idade/ dentre outros, o perfil de estagiário. Após o filtro, serão mostrados apenas os candidatos que se enquadram na busca”, comenta a chefe do Departamento de Extensão, Estágios e Egressos (DEEE).Currículos ficarão disponíveis para empresas parceiras.jpg

Desenvolvida com apoio de um estagiário da Proex e estudante do curso técnico em Informática para Internet do Campus Maceió, João Afonso Omena, a ferramenta não busca só disponibilizar de forma eficiente, para as concedentes de estágio, o perfil e as informações dos alunos do Ifal, como conhecer a demanda atual dos alunos que precisam ou desejam estagiar e direcionar a busca ativa de vagas para esses alunos/áreas.

“Por exemplo: se houver um grande número de alunos cadastrados, necessitando de estágio obrigatório em Segurança do Trabalho, o DEEE vai concentrar esforços em prospectar essas vagas”, explica Diliani.

Mas o Banco de Talentos é apenas um serviço do Observatório do Mundo do Trabalho, projeto estratégico da Proex, que visa prospectar as oportunidades para os estudantes e egressos e firmar relações com potenciais parceiros concedentes de estágio e emprego. Desde que foi criado, no ano passado, já foram pactuadas 308 vagas de estágio e 68 de emprego para nossos egressos.Página está disponível desde 2020.jpg

Por meio deste projeto é possível a fidelização de parcerias para a pactuação de vagas de estágio e emprego (busca ativa de vagas) e organização da seleção de candidatos, divulgação e envio de currículos.

Além da divulgação das oportunidades de estágios e empregos, o Observatório também faz a orientação sobre a legislação de estágio e cuida da burocracia do convênio e documentação de estágio.

Acesse a página!