Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proex amplia prazo para inscrições para cursos do do Programa Manuel Querino
conteúdo

Notícias

Proex amplia prazo para inscrições para cursos do do Programa Manuel Querino

Oportunidades são para Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário e Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários
por Jhonathan Pino publicado: 20/05/2024 20h24, última modificação: 20/05/2024 20h24

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), retificou nesta quinta-feira (16), o Edital nº 06/2024, referente a chamada pública para seleção de estudantes para cursos do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional. As alterações no documente são referentes ao cronograma, entre elas o prazo de inscrições, que agora ocorrem até o dia 3 de junho.

As oportunidades são para Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário e Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários, na modalidade presencial. São 160 vagas distribuídas igualmente entre os campi Arapiraca, Marechal Deodoro, Maceió e Santana do Ipanema.

Para participar, os candidatos devem ter mais de 16 anos de idade e serem trabalhadores e trabalhadoras vinculados a empreendimentos econômico-solidários, formalizados ou não, a exemplo de grupos informais, associações, cooperativas, coletivos urbanos e rurais; Jovens; População negra; Mulheres; Povos e comunidades tradicionais e originárias; Pessoas com Deficiência – PCD; População idosa; População LGBTQIAPN+; Atender o público cadastrado nos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); Público em geral. 

Inscrições

O processo de inscrição é realizado através de duas etapas: a pré-inscrição que deve ser realizada pela instituição ou empreendimento que o trabalhador da economia solidária está vinculado e a segunda parte trata-se da inscrição realizada individualmente pelo trabalhador, após a publicação de lista de inscrições deferidas, enviadas para o e-mail ecosol@ifal.edu.br

As vagas serão distribuídas (ampla concorrência e cotas sociais/raciais) entre as instituições/empreendimentos que apresentaram inscrições de trabalhadores para ocupar as vagas nos respectivos cursos. Cada uma dessas instituições/empreendimentos pode apresentar dez inscritos por campus/curso, seguindo a ordem de prioridade da inscrição. 

Após o fim do período de pré-inscrições, será realizada uma audiência remota de sorteio de vagas remanescentes no dia 6 de junho, às 19h. A publicação da lista de pré-inscrições deferidas será divulgada no dia 7 de junho, com prazo para recurso entre os dias 10 e 12 de junho. A apresentação das inscrições individuais deve ser realizada entre os dias 17 e 21 de junho, com matrícula da primeira chamada entre os dias 24 e 28 de junho. A previsão de início das aulas está para a primeira quinzena de julho, a ser divulgado. 

Confira o edital retificado completo, para mais informações.