Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proen recebe nova integrante para gestão de processos educacionais do Pibid/Ifal
conteúdo

Notícias

Proen recebe nova integrante para gestão de processos educacionais do Pibid/Ifal

Flavia Karolina Lima integrará o Gestão Institucional do Programa até outubro de 2026
publicado: 20/01/2026 12h02, última modificação: 20/01/2026 15h41

Na manhã desta segunda-feira (19), a Pró-Reitora de Ensino Cledilma Costa, junto com parte de sua equipe e o Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Ifal), professor Ricardo Jorge Cavalcanti, deram as boas-vindas à professora Flavia Karolina Lima, recém-nomeada para a Coordenação de Área de Gestão de Processos Educacionais.

A partir do ato, Flávia passa a compor a Gestão Institucional do programa no biênio 2024-2026. Esta edição do programa foi lançada institucionalmente em 13 de novembro de 2024 e se estende até outubro deste ano.Flávia Karolina é professora de Língua Espanhola no Campus Piranhas.jpeg

Atualmente, o Ifal oferta 478 bolsas concedidas pela Capes, sendo 408 de bolsistas ID, 51 de supervisores/as, 17 de coordenadores/as de área e duas destinadas à coordenação de gestão do Programa, sendo uma correspondente à Coordenação Institucional e a outra à Coordenação de Gestão de Processos Educacionais.

Ricardo lembra que desde a sua primeira edição, em 2011, o Pibid conta com um histórico de sucessivas ofertas de vagas de bolsas de iniciação à docência, voltadas a estudantes de todos os cursos de licenciatura, das modalidades EaD e presencial, do Ifal, além de outras destinadas a profissionais de escolas públicas atuantes em salas de aulas, como supervisores dos subprojetos aprovados. Docentes das licenciaturas do Ifal selecionados/as também atuam como coordenadores/as de área.

“Nesta edição, o Pibid tem intensificado os seus trabalhos para a sua primeira avaliação do Programa pela Capes, o ‘Avalia Pibid’, e o Instituto Federal de Alagoas, na condição de Instituição de Ensino Superior credenciada, já se prepara para, com base nos objetivos traçados e nas metas pactuadas, apresentar os seus resultados, mediante a atuação do Programa em 17 Núcleos de Iniciação à Docência (NID), ao longo dos 24 meses”, detalha Ricardo.

Para a Pró-Reitora Cledilma Costa, houve uma articulação alinhada à missão institucional do Ifal, desde o lançamento do edital do Pibid, pela Capes, em 2024, para a elaboração do Projeto Institucional. Segundo a gestora, o processo contou com um diálogo estreito com as redes públicas de ensino de Alagoas e também por meio da eleição das coordenações de área, pelos colegiados dos cursos.Cledilma Costa e Patrícia Borsato com memebros da gestão do Pibid, Ricardo Jorge e Flávia Karolina.jpeg

“Outro feito de destaque, nesta edição do Pibid/Ifal, é a recomposição do Fórum de Formação Inicial e Continuada de Professores do Ifal, o ForProf, atualmente presidido pelo professor Ricardo Jorge. Além disso, a importância das figuras dos professores Ricardo e Fábio José Santos, que, juntos, fizeram um trabalho de parceria para que o Ifal pudesse ter uma Proposta Institucional aprovada, com destaque, e, assim, garantisse a quantidade de vagas para o atendimento proporcional de estudantes matriculados/as em cursos de licenciatura, possibilitando um contato direto com práticas de ensino, pesquisa e extensão na formação inicial”, enfatiza Cledilma.

Para o professor Ricardo Cavalcanti, a chegada da professora Flavia Karolina ao grupo vem para somar ao trabalho em curso. “A figura da professora Flavia, não somente por sua considerável experiência na formação de professores/as, é igualmente uma escolha assertiva por sua larga experiência na avaliação de cursos de graduação do MEC”, pontua o docente.Ricardo Jorge integra a gestão desde o início da edição Pibid 2024-2026.jpeg

Na ocasião, Ricardo agradeceu a parceria do professor Fábio José, que integrou programa desde na composição inicial da Gestão Institucional do Pibid/Ifal, até dezembro de 2025.

“A nova escolha da nova integrante da Gestão do Pibjd/Ifal representa um lugar estratégico na preparação do Programa para a sua primeira avaliação, sobretudo, num ano em que a avaliação do Programa imprime o recredenciamento do Ifal nacionalmente e tende a mobilizar um esforço coletivo, por parte de todos os agentes integrantes do programa, para a garantia de permanência no número de bolsas, que, em muito, contribui para uma formação sólida dos/as licenciandos/as dos cursos de graduação do Ifal”, complementa o coordenador.

O Pibid no Ifal

O Pibid/Ifal tem seus núcleos geograficamente distribuídos entre os campi/polos do Ifal, abrangendo o Litoral Norte, passando pela Região Metropolitana da capital e pela Zona da Mata, até o alto Sertão alagoano.

Conheça os currículos dos integrantes da Gestão Institucional do Programa

Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti

Professor EBTT de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), lotado no Campus Maceió. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica -ProfEPT/Ifal. Doutor e pós-doutor em Linguística, com artigos e trabalhos em cenário nacional e internacional. Atuou, em edições anteriores, como Coordenador de Área, no Subprojeto Letras do Pibid/Ifal, e, desde 2024, responde pela Coordenação Institucional desse Programa,  tendo 478 bolsas aprovadas pela Capes, mediante a submissão do Projeto Institucional.

Flavia Karolina Lima Duarte

Professora EBTT de Língua Espanhola do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), lotada no Campus Piranhas. Doutora em Linguística. Atua, desde 2015, na formação de professores. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e em Língua Estrangeira Espanhola. Atuou, em edições anteriores, como Coordenadora de Área no Subprojeto Letras do Pibid/Ifal.