Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proen publica edital de Bolsa Permanência para quilombolas e indígenas

Proen publica edital de Bolsa Permanência para quilombolas e indígenas

Documento é destinado a estudantes matriculados em cursos de graduação na modalidade presencial
publicado: 13/09/2024 15h36, última modificação: 13/09/2024 15h36

Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo*

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por meio da Diretoria de Políticas Estudantis (DPE), publicou o edital nº 09/2024, referente ao fluxo contínuo do Programa Bolsa Permanência (PBP). As bolsas são destinadas a estudantes quilombolas e indígenas, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados em cursos de graduação presenciais.

As inscrições devem ser realizadas por meio do site  http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso. De acordo com o edital, a realização em fluxo contínuo possibilitará a ocupação imediata da vaga por um novo bolsista cadastrado quando o bolsista anterior for diplomado no curso de graduação ou quando surgirem novas vagas.

Poderá receber a bolsa o estudante que estiver regularmente matriculado com frequência em curso de nível superior ofertado pelo Ifal; se declarar indígena ou quilombola e ter realizado a inscrição com a documentação solicitada, juntamente com a aprovação e homologação do seu cadastro. É permitido ultrapassar, para conclusão do curso, até quatro semestres do tempo regular do curso de graduação em que tiverem sido primeiramente matriculados. O valor da bolsa é de R$ 1.400,00 mensais, que pode ser acumulado com outras modalidades de bolsas acadêmicas e/ou auxílios de assistência estudantil.

O principal objetivo da bolsa é garantir a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, promovendo o desempenho acadêmico e a democratização do acesso ao ensino superior.

Acesse aqui o edital para mais informações. Confira também o site http://sisbp.mec.gov.br.

Dúvidas e esclarecimentos encaminhar e-mail à Diretoria de Políticas Estudantis (DPE): dpe@ifal.edu.br.

*Sob a supervisão de Elaine Rodrigues, jornalista.