Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proen oferta cursos de formação continuada para docentes
conteúdo

Notícias

Proen oferta cursos de formação continuada para docentes

Inscrições ocorrem até o próximo dia 15 de junho e cursos iniciam a partir do dia 17

publicado: 08/06/2020 10h22, última modificação: 08/06/2020 12h08
PSDB-01

A Pró-reitoria de Ensino (Proen) divulgou neste domingo, 7, a chamada interna para inscrições em cursos de formação continuada para professores. As oportunidades são voltadas às práticas pedagógicas e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem.

Os cursos serão ofertados nos meses de junho e julho na modalidade à distância, utilizando o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

São ofertadas vagas para as capacitações em SIGAA: formação inicial (30h); Uso pedagógico do SIGAA/Ifal (25h); Ressignificação das práticas didático-pedagógicas por meio de metodologias ativas (60h) e Ferramentas tecnológicas para atividades educacionais (60h).

As inscrições já começaram e ocorrem até o dia 15 de junho, por meio de formulário eletrônico e podem ser realizadas por docentes do Ifal, que não estejam afastados das suas atividades. Eles podem se inscrever em mais de um curso. O resultado será divulgado no dia 16.

Esforço institucional 

A Pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, pontua que a oferta dos cursos de formação continuada é um esforço institucional fruto de um trabalho colaborativo entre servidores do Ifal, “que compõem esse grupo de trabalho, visando a promoção da formação de professores em serviço possibilitando repensar e ressignificar o processo de ensinar e aprender a partir de uma mediação pedagógica qualificada”.

O reitor Carlos Guedes completa reafirmando a necessidade de manter esse investimento institucional em ações que fomentem uma política de formação em serviço, como esta. “O cenário atual exige de nós, cada vez mais, ações planejadas e efetivas com vistas ao atendimento do nosso objetivo estratégico de assegurar aos discentes condições de permanência e conclusão com êxito, conforme previsto em nosso PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional]”.

Acesse o edital.