Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proad realiza reunião para apresentar o relatório de resultados de 2025
conteúdo

Notícias

Proad realiza reunião para apresentar o relatório de resultados de 2025

Documento trouxe balanço estratégico de resultados e avanços administrativos na instituição
publicado: 11/02/2026 15h25, última modificação: 11/02/2026 15h25

Por Samuel Pontes, estagiário de Jornalismo*

A Pró-Reitoria de Administração (Proad) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou, na última quarta-feira (4), uma reunião de apresentação dos resultados conquistados ao longo de 2025. A ocasião reuniu os gestores e equipes para compartilhar avanços, desafios e perspectivas das áreas administrativas da instituição.

Durante o encontro, foram apresentados os principais resultados da Diretoria de Suprimentos (DSUP) e da Diretoria de Orçamento e Finanças (DOF), evidenciando o papel estratégico dessas áreas para o funcionamento cotidiano do Ifal e para o fortalecimento da gestão pública.

Diretoria de Suprimentos

No âmbito da Diretoria de Suprimentos, foi ressaltada sua atuação no planejamento das compras, na gestão de contratos e materiais (almoxarifado e patrimônio), atividades diretamente relacionadas ao funcionamento das áreas administrativas, acadêmicas e de apoio institucional.

"Entre os destaques do ano estão a publicação de instruções normativas, a capacitação de servidores, a realização de adequações contratuais, o fortalecimento da fiscalização dos contratos e a reorganização de ambientes físicos de trabalho, ações que contribuíram para maior eficiência e padronização dos processos", afirmou a diretora de Suprimentos, Elane Costa.

Ela também destacou que os dados apresentados na reunião mostraram uma mudança significativa no perfil de atuação da DSUP em 2025, marcada pela redução do volume de pregões e de contratos formalizados, resultado de uma atuação mais racionalizada, planejada e alinhada às novas diretrizes normativas.

Outro ponto destacado no encontro foi a atuação da Coordenação de Gestão e Fiscalização de Contratos (CGFC), responsável pelo acompanhamento da execução dos contratos centralizados do Ifal, que concentram cerca de 60% do orçamento institucional.

"A Coordenação de Gestão e Fiscalização de Contratos exerce um papel fundamental na gestão da execução contratual, no acompanhamento financeiro e administrativo, além do impacto social dos contratos, especialmente na proteção de direitos trabalhistas de mais de 500 colaboradores terceirizados vinculados à Instituição", contou Elane.

Diretoria de Orçamento e Finanças

Já a Diretoria de Orçamento e Finanças (DOF) apresentou avanços relevantes na área orçamentária e financeira, com destaque para as evoluções no Painel Orçamentário, as melhorias implementadas no Sistema Orçamento Web e a elaboração da Matriz de Distribuição Orçamentária do Ifal para 2026, instrumento fundamental para o planejamento institucional.

A DOF destacou o bom desempenho do Ifal no Ranking da Qualidade da Informação de Custos, além da participação institucional na 2ª Semana Orçamentária da Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP), reforçando o compromisso da Instituição com a transparência, a qualidade da informação e o aprimoramento contínuo da gestão pública.

Ainda na reunião, foi reafirmado o papel das áreas da Proad como pilares do funcionamento institucional. “A ação buscou demonstrar uma gestão cada vez mais integrada, orientada ao planejamento, à responsabilidade no uso dos recursos públicos e à modernização dos processos administrativos”, justifica a gestora. Público foi formado por servidores que integram a Pró-reitoria de Administração (Proad).jpg

Além da diretora de Suprimentos, Elane Costa, a reunião contou com a participação do chefe do Departamento de Compras, Daniel Cabral; do coordenador de Licitações, Clemerson Correia; da coordenadora de Contratos, Gisele Rosinke; da coordenadora de Gestão e Fiscalização de Contratos, Emily Borges; do coordenador de Almoxarifado, Ademir Carvalho; e do coordenador de Patrimônio, Jorge Marinho. Participaram também o diretor de Orçamento e Finanças, Maurício Menezes; a chefe do Departamento de Contabilidade e Finanças, Fabianna Cavalcante; o coordenador de Finanças, Fernando Santos; e a coordenadora de Gestão do Orçamento, Janira Silva.

Sobre as diretorias

A atuação da Diretoria de Suprimentos está diretamente ligada ao funcionamento cotidiano do Ifal. É por meio do planejamento das compras, da execução dos contratos e da gestão de materiais (almoxarifado e patrimônio) que a instituição se estrutura para ensinar, pesquisar e se desenvolver.

O setor é responsável pela gestão integrada da cadeia de suprimentos do Ifal, trabalhando no planejamento, normatização e execução dos processos relacionados às aquisições, contratos, almoxarifado e patrimônio.

Já a Diretoria de Orçamento e Finanças é responsável por coordenar a proposta orçamentária anual, gerenciar créditos adicionais e acompanhar a execução do planejamento orçamentário, conforme a legislação vigente. Ela atua diretamente na execução orçamentária, financeira, patrimonial e de controle dos processos relacionados a contratações, aquisições, diárias, suprimento de fundos, concessão de bolsas e auxílios aos alunos, auxílio a pesquisador, ajudas de custo e folhas de pagamento de todos os servidores ativos.