Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proad publica manual e realiza webinário sobre o Inventário Patrimonial 2021
conteúdo

Notícias

Proad publica manual e realiza webinário sobre o Inventário Patrimonial 2021

Atividades durante a próxima semana antecedem início do levantamento de patrimônio

publicado: 16/04/2021 18h10, última modificação: 22/04/2021 09h07

Começou na segunda-feira, 19, o período de capacitação das equipes que irão participar do Inventário Patrimonial 2021. Com a publicação do manual, os servidores já podem iniciar a leitura do documento que irá guiar o levantamento patrimonial do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), entre os dias 26 de abril e 14 de maio.

Antes da realização do início do levantamento, a Diretoria de Suprimentos planejou alguns momentos para que servidores possam tirar dúvidas sobre o inventário. A primeira das iniciativas será nesta quinta-feira, 22, a partir das 14h. Ela será voltada àqueles que atuam no patrimônio e as comissões cadastradoras nas unidades. Para isso, será encaminhado por e-mail o link de acesso à reunião.

No dia seguinte, 23, toda a comunidade poderá participar da conversa com a equipe da Pró-reitoria de Administração (Proad), no período da manhã. Desta vez, será realizado um webinário, a partir das 9h, no Canal Oficial do Ifal no YouTube, onde será possível aos demais interessados conhecer as etapas, metodologia e importância da realização do inventário, que é realizado anualmente.

A diretora de Suprimentos da Proad, Elane Cabral, alerta que a participação dos coordenadores é essencial nesse momento, "visto que são os responsáveis pela carga de seus setores", pontuou. Enquanto isso, é possível acessar o manual aqui.

Como forma de facilitar a compreensão do processo, o Departamento de Comunicação e Eventos (DCE) produziu um vídeo tutorial, disponível abaixo:  

Novas regras

Enquanto estiver sendo realizado o Inventário, entre 26 de abril e 14 de maio, fica proibida a movimentação física dos bens em questão. Neste ano, os chefes dos setores irão realizar o levantamento do acervo patrimonial sob sua responsabilidade, auxiliados por servidores lotados no mesmo ambiente organizacional. 

Depois dessa etapa inicial, uma equipe de cadastradores, designada por cada campus ou Reitoria por meio de portaria, deve registrar os dados coletados no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac). Por fim, as áreas de gestão patrimonial das unidades irão efetuar as análises, os ajustes necessários e a emissão do relatório final para anuência e aprovação da autoridade máxima local. 

"A novidade do Inventário Patrimonial 2021 é a mudança da metodologia tradicional, onde todo o levantamento era realizado por uma comissão designada para tal: a comissão de Inventário. Desta vez, visando maior agilidade e melhor divisão dos trabalhos, será realizado por cada Coordenação/Departamento/Diretoria, listando os bens sob sua guarda e uso e passando para a Comissão Cadastradora, a qual auxiliará as áreas de Patrimônio das unidades no lançamento dos dados levantados no sistema", reforça Elane. 

"Os campi e a Reitoria estão prontos para receber os servidores em sistema de rodízio, para a execução desta atividade, dentro do cronograma estabelecido em cada unidade. O levantamento de bens é algo simples, podendo ser executado rapidamente em uma visita ao local de trabalho", aponta a gestora.

A gestora lembra aos servidores envolvidos no processo que é necessário obedecer aos protocolos de segurança estabelecidos para combater a disseminação do coronavírus.

No entanto, organização do rodízio de servidores, com o intuito de evitar aglomeração, será responsabilidade da autoridade máxima de cada unidade.

Perspectivas - Ao final do processamento do levantamento de bens, será elaborado o Relatório do Inventário 2021, onde serão apontados os eventuais bens não localizados, os bens considerados inservíveis e ociosos, bem como a atualização dos valores depreciáveis de cada um.

O agente público pode ser penalizado por bens não apresentados e também pode sofrer penalidade de multa, na esfera administrativa, pela não realização do Inventário Patrimonial.