Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proad inova na qualificação de servidores

Proad inova na qualificação de servidores

Serão 08 cursos ao logo do ano de 2017

por Zoroastro Neto publicado: 30/05/2017 12h00, última modificação: 30/05/2017 12h06

Com o objetivo de promover, de forma permanente e vinculada ao planejamento institucional, o desenvolvimento do servidor, como profissional e cidadão, visando à melhoria, eficácia e qualidade dos serviços prestados ao Instituto e à comunidade, a Pró-reitoria de Administração (Proad) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) inova na qualificação dos servidores técnico-administrativos das áreas de administração e contabilidade ao oferecer 08 cursos em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Os cursos foram definidos após um diagnóstico realizado no Fórum de Dirigentes de Administração (Fordap) do Ifal e pactuados para os servidores da Reitoria e dos Campi, que terão acesso a novos conteúdos para otimização das rotinas de gestão pública, orçamento, finanças, contrato, suprimentos e compras, contribuindo para a construção da missão e dos objetivos institucionais. Além de proporcionar momentos de integração e troca de experiências entre os colegas que atuam na Instituição. Os cursos definidos são: Como elaborar a planilha de formação de preços da IN 02/2008 e como julgar a licitação para a contratação dos serviços contínuos, Rotinas das áreas de compras, Tesouro gerencial, Gestão integrada de almoxarifado e patrimônio na Administração Pública, As peculiaridades de emissão da nota de empenho, Gestão Tributária, Fiscalização de contratos e Prática de fiscalização de contratos de serviços terceirizados com dedicação exclusiva de mão-de-obra, totalizando 288 horas de carga horária e 395 vagas.

Para o pró-reitor de administração do Ifal, Wellington Spencer, "a motivação para formatarmos este programa sistêmico de qualificação está para além do investimento no servidor. Sem dúvida, queremos melhorar a qualidade de vida no trabalho ao potencializar as competências dos nossos agentes públicos nas áreas de gestão e contabilidade, conforme consta no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. E a parceria com a Esaf ratifica a geração e a disseminação do conhecimento em gestão das finanças públicas por meio de uma empresa credenciada pela qualidade e expertise  no desenvolvimento de pessoas".

Sandra Francisco PROAD.jpgSandra Francisco, coordenadora do programa de qualificação da Proad, destaca que os cursos compõem o Plano Anual de Capacitação do Ifal, que é um dos documentos das políticas de gestão de pessoas do Instituto. "É uma oportunidade de atualizar informações, buscar novos conhecimentos e inovar no fazer técnico da área de gestão do Instituto, melhorando os resultados dos serviços que oferecemos à comunidade", ressaltou.

O primeiro curso, Como elaborar a planilha de formação de preços da IN 02/2008 e como julgar a licitação para a contratação dos serviços contínuos, terá carga horária de 24h, e será ministrado no Campus Avançado Benedito Bentes, em Maceió.

registrado em: