Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proad disponibiliza Manual de Compras do Ifal

Proad disponibiliza Manual de Compras do Ifal

Ferramenta visa orientar, padronizar e aprimorar rotinas das áreas de compras do Instituto

por Jhonathan Pino publicado: 21/07/2021 10h52, última modificação: 28/07/2021 11h54

A Diretoria de Suprimentos da Pró-reitoria de Administração (Proad) disponibilizou nesta segunda-feira (26) o Manual de Compras 2021, documento que orienta os servidores sobre o passo a passo nos diferentes tipos de processo de compra e contratação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Nele, estão informações sobre pregão, dispensa, inexigibilidade ou adesão à ata de registro de preços.

Com o documento, o Departamento de Compras da Reitoria tem a finalidade de orientar, padronizar e aprimorar rotinas das áreas de compras de todo o instituto. O chefe do departamento, Daniel Cabral, comentou que se trata da primeira iniciativa do gênero. Segundo o gestor, ele foi feito para facilitar o dia a dia dos servidores das áreas de suprimentos das unidades, que costumam passar por alta rotatividade, por isso, a nova ferramenta também será importante para minimizar os prejuízos da alternância de colaboradores entre setores.

“Até o presente momento não havia no Ifal documento semelhante, por isso, a disponibilização deste Manual pode ser considerado um marco para a Administração. Importante destacar também que as propostas apresentadas por meio dos fluxos não são inflexíveis. Pelo contrário, constantemente o manual será atualizado com novas versões, haja vista legislação de compras (leis, decretos, orientações/instruções normativas etc.) ser modificada frequentemente”, reforçou.

Acesse aqui o manual!