Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pró-reitoria de Extensão ouve depoimentos de participantes do Projeto Alvorada

Pró-reitoria de Extensão ouve depoimentos de participantes do Projeto Alvorada

Após primeiras semanas de aula, alunos revelaram estar empolgados com as primeiras semanas de aula

por Jhonathan Pino publicado: 24/02/2022 08h18, última modificação: 24/02/2022 16h14

A Pró-reitora de Extensão, Elisabete Duarte, visitou o Campus Benedito Bentes, nesta segunda-feira (21), para acompanhar o andamento das atividades do curso de Higienista de Serviços de Saúde, ofertado pelo Projeto Alvorada. Trata-se de uma ação de inclusão social e produtiva, voltada às pessoas egressas do sistema prisional e desenvolvida por meio de uma parceria entre o do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e o aporte financeiro do Ministério da Segurança Pública.

O curso iniciou no dia 31 de janeiro e terá uma duração de oito meses. Para isso, vem contando com uma equipe de profissionais atuando  nas áreas pedagógica e administrativa, entre professores, pedagogos e tutores.Elisabete Duarte procurou ouvir os alunos sobre as primeiras semanas de aulas..jpg

“Nós viemos aqui para acompanhá-los, conversar com os estudantes, aprender com as suas experiências e, a partir daí, melhorar esse trabalho que a gente está fazendo na extensão”, pontuou Elisabete.

Um dos 20 alunos que fazem parte do curso é Eduardo Vasconcelos. Morador do bairro do Vergel, ele agora atravessa a cidade para obter uma formação, com o intuito de entrar no mercado de trabalho. Para ele, o diferencial do curso é que os envolvidos acreditam na mudança dos alunos.

“O percurso é um pouco cansativo, mas sei que esse projeto está sendo importante para a minha vida e das outras 19 pessoas, que fazem parte da turma. Está sendo muito gratificante para nós, com muito aprendizado e abrindo novas portas”, relatou.Eduardo Vasconcelos busca entrar nomercado de trabalho.JPG

Eduardo reforça que é uma grande oportunidade estudar em instituto federal. Para ele, experiências como essa são sempre bem-vindas.

“Além desse curso, eu espero no futuro colher coisas boas, porque a educação é muito importante na vida do ser humano. A pessoa sem educação, é complicado demais para conseguir um trabalho. Sem estudos, tudo é muito difícil”, acrescenta.

Seu colega de turma, Natanael Reis, sai de Rio Largo diariamente para fazer assistir as aulas, que acontecem no Campus Benedito Bentes. “Moro ali no aeroporto e tenho que pegar normalmente quatro ônibus: dois para vir e dois para voltar. Mas eu tenho um amigo que sempre vem trabalhar no centro, logo cedo. Ele me traz e eu volto para casa”, pontuou.Assim como Natanael Reis, toda a turma nunca havia feito curso na área de saúde.jpg

O percurso é similar ao de Rafael dos Santos, também morador do município de Rio Largo. Ele acredita que a distância e as situação financeira dificultam, mas as condições ofertadas pelo Ifal fazem com que os obstáculos sejam superados.

“Às vezes, gasto 40 minutos, uma hora. Na maior parte das vezes, eu venho de bicicleta para o Campus Benedito e estou me sentindo muito bem em ter essa oportunidade. É muito importante o convívio social com pessoas que não só acreditaram, mas acreditam em nós. Tudo que eu aprender aqui vai me fazer muito bem, ajudar a manter o psicológico focado”, ressaltou.No curso de Higienista de Serviços de Saúde, serão ministradas aulas de conhecimento específico e geral, como ética, Português e Informática.JPG

Atuando como tutor no projeto, Victor Santos relata que esse primeiro mês é marcado principalmente pela escuta e observação dos alunos, para a partir daí traçar algumas metas e objetivos de estudo individuais, sempre atendendo às singularidades de cada um deles.

"A turma é diversa e cada um traz consigo sonhos e objetivos que busco dimensionar para transformar com eles em projetos de vida. Posso resumir que cada dificuldade do estudante se torna o desafio do tutor.  Penso que a tutoria é uma oportunidade de mobilizarmos novos arranjos de acolhimento e assistência do público do curso", observa Victor.

A formação tem duração de oito meses, sendo ao todo 500 horas. Durante esse período, os alunos receberão uma bolsa de R$ 831,80. Além das aulas teóricas de Português, Informática, Direito, Matemática e daquelas voltadas para a área de higienista, ele vão passar por estágio supervisionado, que será oferecido em ambiente hospitalar.