Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeira servidora conclui mestrado fruto de convênio entre Ifal e UFBA

Primeira servidora conclui mestrado fruto de convênio entre Ifal e UFBA

publicado: 08/06/2016 10h26, última modificação: 08/06/2016 10h26

Anny Rochelly e Jhonathan Pino - jornalistas

Edmara Drigo, professora de Língua Espanhola do campus Palmeira dos Índios do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), foi a primeira aluna a defender sua dissertação no mestrado em Engenharia Industrial, fruto de convênio entre a instituição e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). A defesa aconteceu na última segunda-feira (06), na Escola Politécnica da UFBA, em Salvador.

A dissertação, intitulada"Análise do Discurso do Operador e seu instrumento de comunicação como Ferramenta para o Sistema de Gestão", foi orientada pelos docentes Salvador Ávila Filho (UFBA), Sheyla Marques e Cristiano Lessa, estes últimos do Ifal. Sua pesquisa estudou fatores subjetivos que afetam e regulam os discursos nas organizações, para isso analisou a comunicação entre operadores e turnos em uma Estação de Tratamento de Água (ETA) na região nordeste do Brasil.

As aulas tiveram início em 2014, no campus Maceió, e toda a turma era formada por servidores do Ifal, sendo 8 do campus Palmeira dos Índios. A servidora relata o desafio de cursar um mestrado fora de sua área de atuação. “Durante o mestrado tivemos todo apoio do campus, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, dos professores e funcionários do Programa de Engenharia Industrial e principalmente dos colegas professores do Ifal. Como sou da área de Letras, o maior desafio foi cursar as disciplinas próprias de um programa em Engenharia Industrial. Fizemos grupos de estudo no campus e acredito que este apoio foi essencial”, opinou a professora.

Ela acrescenta que desenvolveu ainda um projeto de pesquisa por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Ifal, relacionado à dissertação, e que discutiu entraves da comunicação institucional que resultam em perdas materiais. Além disso, ela também publicou três artigos em eventos internacionais: XXXIII International Sodebrás Congress em Salvador/BA,  European Safety and Reliability Conference, em Zurique/Suíça e International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics, em Orlando/EUA.

registrado em: ,