Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeira edição de Encontro de Gestão de Pessoas reúne líderes do Ifal em dois dias de atividades
conteúdo

Notícias

Primeira edição de Encontro de Gestão de Pessoas reúne líderes do Ifal em dois dias de atividades

Evento aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro, no auditório do hotel Maceió Atlantics
publicado: 20/11/2023 15h29, última modificação: 20/11/2023 15h29

Por Isabelle Guedes e Lívia Muniz, estagiárias de Jornalismo*

Servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) marcaram presença no Encontro de Gestão de Pessoas, nos dias 16 e 17 de novembro, no auditório do hotel Maceió Atlantics. O evento é organizado e promovido pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) que, em sua primeira edição, proporcionou a discussão de temas como promoção e qualidade de vida, além de aspectos como movimentação interna dentro do instituto e demais assuntos do serviço público federal. 

Participaram do encontro o reitor do Ifal, Carlos Guedes, a diretora de gestão de pessoas, Adriana Nogueira, e o superintendente da Controladoria Regional da União do Estado de Alagoas, Nelson Martins. Também foram convidados para palestrar nos dois dias de atividades o assessor técnico e um dos responsáveis pela plataforma SouGov, Valdevino Campos; Juliana Faria, integrante da coordenação-geral do Programa de Gestão e Desempenho; Carolina Vilela, chefe da divisão substituta e co-líder do Conecta Gente; Silvilene Souza, coordenadora-geral de desenvolvimento de pessoas da rede federal da educação profissional, científica e tecnológica do Ministério da Educação (MEC) e Fábio Ribeiro, diretor de planejamento institucional. Adriana Nogueira e Carlos Guedes em abertura do Encontro.JPG

Ao atuar como mediadora, a diretora de Gestão de Pessoas, Adriana Nogueira, falou sobre a importância integradora do momento. ‘’O evento foi muito idealizado e planejado, porque a gente entende que é  muito importante conversar com os líderes e não só com as áreas de gestão de pessoas. Então aqui a gente trouxe diversos temas voltados para a área de gestão de pessoas, não só para quem executa, mas para os líderes, instrumentalizando-os para conduzir as suas equipes’’, pontuou. 

Unindo o trabalho da plataforma Conecta Gente e conduzindo um dos temas sobre a relação do ambiente de trabalho e bem-estar dos servidores, Carolina Vilela conduziu a palestra ‘’O poder do Conecta Gente como elo de fortalecimento da gestão de pessoas da rede federal’’. Ao se referir ao fator agregador da plataforma, a palestrante falou sobre como ela proporciona a conexão entre os servidores para que eles se sintam ativos e colaborativos dentro do serviço público e em seus respectivos trabalhos. Segundo ela, a plataforma exerce o que propõe com ambiente de confiança, segurança e transparência.

Evento aconteceu no Hotel Atlantic Maceió.JPG

Além de espectadores das palestras, os servidores puderam participar do evento, através da retirada de dúvidas com os palestrantes e também com dinâmicas integradoras, algumas delas em grupo. Na Oficina “Futuro do Ifal: Planejamento de Gestão com Pessoas”, conduzida por Adriana Nogueira e Fábio Ribeiro, diretor de Planejamento Institucional, os servidores puderam pensar e compartilhar ideias de melhoria para a atuação da Gestão de Pessoas da instituição. 

O reitor do Ifal reforçou a importância do encontro e parabenizou a organização do evento. “Eu sinto muito orgulho em fazer parte dessa gestão, e de realizar o evento junto com a DGP. Uma programação de dois dias, com palestras importantes para discutirmos o fortalecimento da Gestão de Pessoas da Rede Federal e pensarmos no futuro do Ifal.” salientou Carlos Guedes.

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista