Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Preservação ambiental e acessibilidade estão entre os destaques da IV Mostra Tecnológica
conteúdo

Notícias

Preservação ambiental e acessibilidade estão entre os destaques da IV Mostra Tecnológica

publicado: 08/12/2016 19h32, última modificação: 08/12/2016 19h51
Exibir carrossel de imagens Protótipo para auxiliar na locomoção de deficientes visuais.

Protótipo para auxiliar na locomoção de deficientes visuais.

Por Inês Guimarães – IF Sertão-PE

Boas ideias transformadas em projetos de preservação do meio ambiente, acessibilidade, educação e cultura. A IV Mostra Tecnológica do XI Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) começou nesta quinta-feira (8) e apresenta uma série de pesquisas de relevância social e econômica, com temáticas das mais variadas. 

Retirar resíduos que são descartados no meio ambiente de forma indiscriminada e utilizá-los para elaboração de materiais da construção civil. Esta foi a ideia de um grupo de pesquisa do campus Palmeira dos Índios do Ifal, que está trabalhando na construção de tijolos, cimento e placas a partir das cinzas do bagaço da cana-de-açúcar e da casca de arroz e de restos de pneus. “Essa é uma oportunidade de divulgar nosso trabalho e mostrar que existem instituições que estão preocupadas e dando o seu máximo para colocar no mercado produtos sustentáveis”, disse a estudante de Engenharia, integrante do grupo, Taísa Menezes.

A preocupação com acessibilidade também foi uma temática presente em diversos projetos expostos durante a mostra, que utilizaram a tecnologia como principal ferramenta de inclusão. Os alunos de Licenciatura em Computação do campus Petrolina do IF Sertão-PE, Elianderson Souza e Carlos Gomes, por exemplo, desenvolveram um protótipo para auxiliar na locomoção de deficientes visuais. Através de uma luva, equipada com microcontrolador de programação, sensor e buzina, a pessoa pode identificar obstáculos a até cinco metros, através do som emitido que se intensifica a medida que se aproxima de algo. “O funcionamento é simples, de baixo custo e pode ajudar as pessoas”, explicou Elianderson. 

O tema alimentação foi outro que fez parte da mostra que apresentou desde a produção de cerveja de araçá-boi, feita pelo IFRO, até produtos elaborados com a alfarroba em substituição ao cacau,  alternativa mais nutritiva e saudável proposta pelo IFPE. No Ifam, um dos destaques foi o trabalho de produção e conservação do tucupi, uma iguaria amazônica feita através da mandioca brava, muito presente na culinária local. Com processo de patente recentemente concluído, o produto já pode ser comercializado no Brasil. 

A Mostra Tecnológica continua na manhã desta sexta-feira (9), no Hotel Ritz Lagoa das Antas.

Mais informações no site do Connepi 2016