Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prazo aberto para submissão de projetos e cursos de extensão; confira editais
conteúdo

Notícias

Prazo aberto para submissão de projetos e cursos de extensão; confira editais

publicado: 28/02/2020 14h17, última modificação: 06/03/2020 10h47

A Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Alagoas - Ifal está com três editais em vigência para seleção de projetos e cursos de extensão a serem executados em 2020. O intuito é eleger propostas que, articuladas ao ensino e a pesquisa, favoreçam a interação e o desenvolvimento da comunidade externa, o atendimento de demandas sociais ou do setor produtivo e o enriquecimento acadêmico dos envolvidos na execução.

Para submeter projetos de extensão, os interessados têm até o dia 6 de março, para acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA e cadastrar até duas iniciativas, na modalidade Servidor ou Estudante. Ao todo, serão 240 projetos selecionados para receber um valor de até R$1.600,00 referente ao custeio das bolsas. 

O resultado parcial do certame será divulgado até 3 de abril. As propostas classificadas terão duração de quatro meses, podendo ocorrer de forma contínua ou intercalada, entre maio e dezembro de 2020, a critério do proponente, com a participação de um ou dois bolsistas. Acesse o edital na íntegra para mais informações. 

Servidores do Ifal com ideias de ações pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de aptidões produtivas, à capacitação e à atualização de conhecimentos profissionais dos participantes também podem submeter cursos de extensão. Há dois editais abertos, um de fluxo contínuo e outro com inscrições abertas até 13 de março. Nesse último, serão selecionadas 75 propostas e é possível vincular alunos bolsistas. A submissão também deve ocorrer por meio do sistema SIGAA/Módulo Extensão. 

No edital nº 02/2020, os cursos selecionados receberão um montante de até R$1.600,00 para o custeio das bolsas dos estudantes atuantes, com a possibilidade de escolher o número de bolsistas que irá dividir esse limite de valor estabelecido no edital. Acesse aqui.

Já o edital nº 03/2020 é voltado para propostas sem financiamento de bolsistas, mas é possível vincular voluntários e colaboradores. Não há limites de cursos de extensão a serem inscritos ou selecionados. A inscrição é de fluxo contínuo, ou seja, o prazo está aberto permanentemente e as propostas podem ser submetidas ao longo do ano, sendo avaliadas por blocos inscritos até o dia 5 de cada mês. Acesse o edital.

Os cursos de extensão podem ser ofertados no formato de formação continuada, com carga horária entre 20 e 160 horas, ou de formação inicial, com carga horária igual ou superior a 160 horas. As propostas classificadas terão duração mínima de  um mês e devem ser iniciadas a partir de maio de 2020.  

Saiba mais na página da Proex e nos tutoriais lá disponibilizados.

registrado em: ,