Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prata e bronze: nove alunos do Ifal são premiados pela 17ª edição da OBMep

Prata e bronze: nove alunos do Ifal são premiados pela 17ª edição da OBMep

Estudantes dos campi Maceió, Arapiraca, Coruripe e São Miguel dos Campos estiveram entre os premiados
publicado: 24/08/2023 13h32, última modificação: 24/08/2023 13h39

A manhã da última quarta-feira (23/8) foi de reconhecimento para alunos e ex-alunos dos campi Maceió, Arapiraca, Coruripe e São Miguel dos Campos. No auditório da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus Maceió, nove estudantes do Ifal foram premiados com medalhas de prata e bronze pela participação na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMep), ocorrida em 2022.

Representando as medalhas de bronze do campus Maceió, os alunos Welbert Freitas, Artur dos Anjos, Jaime William e Luiz Victor Ferreira foram os premiados. No campus São Miguel dos Campos, o aluno Igor Danyel também foi um dos premiados. A estudante Allane Karine, do campus Arapiraca, esteve presente na cerimônia e levou sua medalha para casa.

Este ano também houve três ganhadores da medalha de prata: Edeilson Costa, do campus Coruripe; Jessyckson Peterson e Rodrigo Severo, ambos do campus Maceió. Não é a primeira vez que Rodrigo participa da olimpíada, nem garante a sua primeira medalha. Na última edição, a 16ª OBMEP, ele havia ganhado medalha de bronze. Segundo o estudante, ‘’a experiência foi gratificante e agora tive a sensação de ganhar uma prata’’, compartilhou.

Atualmente, Rodrigo faz graduação em Matemática, na Ufal, e salientou que a OBMep teve importância na escolha de permanecer estudando as Ciências Exatas. ‘’A OBMep foi fundamental para aumentar esse gosto que eu já tinha por matemática, ela que me estimulou mais a aprofundar em matemática e estudar mais para as olimpíadas’’, contou.

Na OBMep deste ano, foram distribuídas aos alunos de instituições públicas: 500 medalhas de ouro, 1,5 mil de prata, 4,5 mil de bronze e até 46,2 mil menções honrosas. Eles também são premiados com kits didáticos e a possibilidade de participar, como bolsistas, do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) em universidades brasileiras.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida majoritariamente com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo Impa com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).

A olimpíada está em sua 18ª edição, finalizando a 1ª fase das provas. A cada ano, é escolhido um tema e este ano foi uma homenagem ao bicentenário do naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo Alfred Russel Wallace. O britânico, nascido em 1823, viajou pelo Brasil entre 1848 e 1852, coletando espécimes de animais na Floresta Amazônica.

Confira o resultado completo da 17ª edição da OBMEP

Mais informações sobre a 18ª edição da OBMEP

*Texto da estagiária Isabelle Guedes sob supervisão da jornalista Anny Rochelly.