Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Power4Girls seleciona alunas de institutos federais para programa de empoderamento feminino
conteúdo

Notícias

Power4Girls seleciona alunas de institutos federais para programa de empoderamento feminino

Seleção ocorre até fevereiro de 2023

publicado: 14/12/2022 15h04, última modificação: 14/12/2022 15h31

Por Míriam Félix - estagiária de Jornalismo*

Estão abertas as inscrições para o Programa Power4Girls, que visa empoderar meninas por meio do desenvolvimento de competências em empreendedorismo, inovação e responsabilidade social para o ambiente de trabalho do século XXI. O programa é uma iniciativa oficial da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América no Brasil, e conta com a implementação do Instituto Glória. As inscrições tiveram início dia 5 de dezembro e ocorrem até 16 de fevereiro de 2023. Veja como fazer a sua!

“Acessibilidade e inclusão” é o tema deste ano do programa que está na sua terceira edição. O público-alvo são as alunas de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país, que estejam cursando o ensino médio em 2023.

Serão selecionadas 20 equipes formadas por quatro alunas e um(a) professor(a) orientador(a) voluntário(a) provenientes de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todas as partes do país. As equipes deverão apresentar projetos com propostas criativas e inovadoras e que ajudem a promover o bem-estar social.       

Para participar, as alunas devem estar cursando o ensino médio e estar matriculadas em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil, desde que não estejam cursando o último ano do ensino médio em 2023, quando ocorrerá o Programa.

Para inscrever as propostas de projetos, será necessário preencher e anexar os seguintes documentos: autorização dos pais; requisitos do projeto; carta de recomendação da instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a que a equipe está vinculada; carta de Compromisso do Professor(a)-Orientador(a) Voluntário(a).  Cada equipe poderá se inscrever apenas com uma proposta, que será avaliada por uma comissão de especialistas instituída pelo Instituto Glória e pela Embaixada dos EUA.

Período de formação

A abertura oficial do Power4Girls acontecerá em evento virtual, nos dias 11 e 12 de abril de 2023. E de maio a outubro ocorrerá a formação das alunas, em formato online, através de mentorias, webinars, treinamentos, oficinas, atividades/tarefas em grupo e palestras, além de interação com líderes femininas.

E em 23 de outubro de 2023 todas as participantes, professor(as)-orientador(as) voluntários(as) e mentores se reunirão em Brasília para uma feira de inovação, focada na apresentação dos protótipos desenvolvidos, apresentações em formato de pitch do trabalho final e conclusão do programa. Haverá entrega dos prêmios para os projetos mais bem avaliados (1º, 2º, 3º lugares), e também ocorrerá a cerimônia de encerramento do Power4Girls.

Para mais informações consulte o site do projeto:  https://power4girls.com.br

Instituto Eu Sou Glória

O Instituto Eu Sou Glória é uma plataforma de transformação social que tem o objetivo de reduzir e combater a opressão e violência física, psicológica e sexual contra mulheres. A partir da coleta de dados, gera conteúdo educacional e cria uma rede de apoio com as ferramentas necessárias para a melhoria social. Uma plataforma segura e de fácil acesso para mulheres em situação de vulnerabilidade e repressão.

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista