Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Portal inicia nova série: Ifal empreende com a comunidade

Portal inicia nova série: Ifal empreende com a comunidade

Reportagens irão abordar projetos elaborados a partir do IF Mais Empreendedor

por Jhonathan Pino publicado: 05/10/2021 08h48, última modificação: 05/10/2021 14h57

Cinco de outubro é o Dia do Empreendedor, em homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, de 1999, instituído pela Lei nº 9.841/1999. É justamente em alusão a este dia que a página do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) escolheu a data para iniciar mais uma série especial de reportagens, desta vez focada no empreendedorismo.

Produzida por 10 profissionais de comunicação em cinco diferentes campi, a série “Ifal empreende com a comunidade” irá abordar, ao longo dos próximos dois meses, as atividades e os primeiros resultados do IF Mais Empreendedor, programa nacional que em sua primeira edição selecionou oito projetos de extensão tecnológica do Ifal para o atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos empreendedores e Empreendedores Individuais.

Ao longo das reportagens, acompanharemos o trabalho de equipes de servidores e mais de 50 bolsistas espalhados pelos campi Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Coruripe, Maceió, Palmeira dos Índios, Piranhas e Satuba, que apesar de estarem focados em diferentes áreas de atuação, buscam, de forma conjunta, promover a assistência tecnológica aos pequenos microempreendedores em suas comunidades.IFAL EMPREENDE.jpg

Em comum, as equipes responderam a um chamado por propostas de remodelagem de negócios afetados negativamente pela pandemia da Covid-19. Como cada campus do Ifal possui um eixo tecnológico próprio, a maioria delas segue a linha dos cursos implantados em seus respectivos campi.

O coordenador da Extensão Tecnológica e responsável pelo programa no Ifal, Eugênio Bastos, comenta que as atuações são de diversas ordens e ocorrem de acordo com peculiaridades de cada empreendimento.

“Nesse processo, os alunos bolsistas têm papel fundamental na coleta de dados, no auxílio à elaboração dos diagnósticos, na construção dos planos de ação e aplicação dos mesmos, assim como atuam como agentes de retroalimentação do banco de informações de cada equipe, etapa essencial ao replanejamento”, pontuou.

Para o coordenador, trata-se de uma oportunidade inédita de experiência prática para servidores e alunos do Ifal, já que a partir do programa é possível atuar de forma concreta no auxílio a recuperação de empresas. Ao todo, desde junho, estão sendo atendidas mais de 40 empreendimentos.

“Pode-se perceber os ganhos para a instituição pelo desenvolvimento de novas competências, as quais são de fundamental construção para a participação em novos editais com viés empreendedor”, comenta o professor.

Coordenação institucional

Conforme Eugênio, a participação do Ifal no IF Mais Empreendedor Nacional vêm demandando uma nova forma de organização e acompanhamento dos projetos para a instituição.

“Foi exigido da coordenação institucional a criação colaborativa de ferramentas que pudessem observar em tempo real a evolução mensal das atividades de cada aluno bolsista, de seus coordenadores de equipe, assim como, pode-se destacar também, a participação de outros colaboradores dos projetos e do público-alvo atendido”, detalha.

Por meio de uma lista de presença unificada, é possível aos coordenadores dos oito projetos acompanharem o andamento delas entre si, o que já facilita o andamento dos processos e os registros das ações de forma sistêmica, unificada e padronizada. Indo além do compartilhamento de informações, os membros também organizam reuniões mensais.O coordenador da Extensão Tecnológica e responsável pelo programa no Ifal, Eugênio Bastos iniciou métodos inovadores de acompanhamento integrado dos projetos.jpeg

“Com os controles aplicados, é possível identificar as possíveis dificuldades na realização das atividades, tanto por alunos, quanto servidores envolvidos nos projetos. Geralmente, esses casos são resolvidos facilmente com a orientação de novas estratégias para alcançar o êxito dos objetivos dos projetos”, observa Eugênio.

Mas como a pandemia impõe a necessidade de distanciamento entre os membros da equipe, o professor comenta que, às vezes, a falta de familiaridade dos empreendedores com as tecnologias da informação e comunicação (TICs) torna-se um desafio para a atuação das equipes.

“A maior dificuldade atual para a realização dos projetos é conciliar a necessidade de evitar ao máximo o presencialidade, por conta da pandemia de Covid-19, sendo essa uma exigência do edital IF+Empreendedor Nacional 2021, com o fato de muitos empreendedores atendidos ainda não estarem bem adaptados aos ambientes virtuais de interação”, detalhou Eugênio.

A primeira das reportagens do “Ifal empreende com a comunidade” aborda o projeto Coaching da Escola – Construído com você seu futuro comercial, desenvolvido no Campus Coruripe. O conteúdo estará disponível na próxima quinta-feira (7), aqui no portal do Ifal.

Veja também outras séries especiais produzidas pelo DCE.