Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Portal do Ifal tem novo layout a partir desta semana

Portal do Ifal tem novo layout a partir desta semana

Além da nova identidade visual, portal está disponível em espanhol e inglês

publicado: 22/04/2020 12h21, última modificação: 28/04/2020 10h45

O portal do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) ganha uma nova cara, a partir desta quinta-feira, 23. Ao tempo em que mantém os elementos do layout padrão do Governo Federal, ele passou por uma reformulação com a intenção de dar maior visualidade às informações institucionais e às diversas unidades que compõem o Instituto. Com a atualização, o Ifal ainda ganhou versões da página, nos idiomas inglês e espanhol.

Uma comissão formada por representantes do Departamento de Comunicação e Eventos (DCE), docentes e técnicos das unidades, além de integrantes de todas as pró-reitorias do Ifal, foi responsável pela reformulação da principal ferramenta de comunicação da instituição. Em conjunto, os servidores buscaram seguir o Manual de Diretrizes de Identidade Padrão de Comunicação Digital do Poder Executivo Federal, o Guia de Estilo do Portal Institucional Padrão e as orientações da Controladoria-Geral da União (CGU) para produzir as páginas.A distribuição das informações foi realizada de acordo com a hierarquia organizacional do Ifal.png

Todo o menu foi realizado seguindo o organograma institucional estabelecido pelo Regimento Geral do Instituto Federal de Alagoas. Nele estão disponíveis as pró-reitorias, os departamentos e diretorias da Reitoria, além do acesso aos sistemas e portarias eletrônicas. A organização dos dados nas páginas das unidades também ficou padronizada, com a disposição dos setores de seus respectivos campi.

O portal agora apresenta o Menu "Acesso à Informação", com a intenção de tornar mais claro e rápido o acesso do cidadão às informações públicas. Nele, estão disponíveis dados institucionais, como as ações e programas do Ifal, as auditorias, o quadro de receitas e despesas, licitações e contratos, além de ferramentas que tirem dúvidas e prestem esclarecimentos ao usuário, como o serviço de informação ao cidadão.

Novo menu do portal, Acesso à Informação, busca dar maior clareza aos dados da instituição e atende à orientações da CGU.png“Buscamos obedecer ao princípio da publicidade e incentivar a participação ativa da sociedade nas ações governamentais, já que, de posse das informações, é possível proporcionar o combate à corrupção, o aperfeiçoamento do processo decisório e da gestão pública, e a concretização da inclusão social. Esse menu tem como norteador o Guia de Transparência Ativa para os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, que tem como objetivo oferecer ao cidadão um padrão que facilite a navegação em todos os sites, permitindo uma rápida localização e obtenção das informações desejadas”, destaca a ouvidora do Ifal, Nise Braga.

Páginas em outros idiomasO portal ganhou versões em inglês e espanhol para estudantes estrangeiros interessados em intercâmbio.png

Além da reorganização das informações e dos espaços de notícias, a página buscou ouvir as demandas das pró-reitorias. Uma das integrantes da comissão, a professora Carla Real, sugeriu a criação de espaços voltados para atender ao processo de internacionalização do instituto. Como resultado, foram produzidas versões comprimidas da página, em inglês e espanhol, dispondo das informações necessárias para que os alunos estrangeiros possam conhecer as modalidades de ensino ofertadas pelo Ifal.

O menu Cursos reúne todas as modalidades de Ensino ofertadas pelo Ifal e seus respectivos campi.pngOs cursos do Ifal também ganharam um espaço próprio. Eles passaram a ficar disponíveis no menu principal da página da Reitoria, como nos campi. No menu “Cursos”  estão listadas as informações  sobre as sedes, as modalidades de entrada, a carga horária, os projetos pedagógicos e contatos de coordenação de cada um deles. Já em “Estude conosco”, o usuário terá acesso às informações de ingresso à instituição.

Cerca de 50 mil usuários acessam o portal mensalmente, por isso a chefe de Departamento do DCE, Elaine Rodrigues, reforça a necessidade de atualização constante de conteúdo e mesmo do formato do portal na busca por facilitar o acesso dos usuários aos serviços e informações ofertadas pela instituição.

“O Departamento de Comunicação, a Diretoria de Tecnologia da Informação, as pró-reitorias, diretorias e os campi fizeram uma força-tarefa para organizar essas informações. Mas esse não é um processo finalizado. Vamos continuar estudando novas mudanças para melhorar a experiência dos internautas com o portal do Ifal”, pontuou.

registrado em: