Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Portal de periódicos da Capes beneficia vida acadêmica de estudantes do Ifal; saiba como acessar

por Roberta Rocha publicado: 09/08/2021 18h07, última modificação: 09/08/2021 18h10

Em fevereiro de 2014, o Instituto Federal de Alagoas - Ifal passou a ser uma das instituições públicas de ensino e pesquisa com acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Desde então, estudantes e docentes do Instituto ganharam passe livre para se conectar a conteúdos científicos de alta qualidade, seja de bases de dados nacionais ou internacionais, bem como a teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação de todo o país.

Alguns desses usuários relataram como o acesso a tais informações tem impactado suas vidas acadêmicas. Confira:

"Comecei a usar o Periódico Capes em 2016, era egressa do técnico em Agroindústria e ingressa de Engenharia Agronômica. Foi o ano que comecei na vida acadêmica em si, nessa questão de ser pesquisadora e aí era necessário basear nossa pesquisa em periódicos existentes. E eu comecei com o Google Acadêmico. Muitas pesquisas desenvolvidas no campus é necessário a leitura e interpretação de artigos internacionais, na língua inglesa, na língua espanhola. E aí o Periódicos Capes foi extremamente importante para mim, porque ele me ensinou a como pesquisar em outras línguas. Pela utilização de palavras-chaves, acessei artigos, capítulos de livros, livros que não são disponíveis para o público em geral. A facilidade dos Periódicos é essa: você ter acesso a todas as plataformas mundiais, todas as escritas, as pesquisas que têm no mundo, abre esse leque em outras línguas e ajuda muito na compreensão e assimilação de conteúdo. A forma como se encontra os documentos, ela é muito limpa, muito enxuta. Raras vezes você vai encontrar coisas que não quer. Você põe uma palavra-chave e aí, além de ter um leque de línguas que você encontra, ainda tem a facilidade de encontrar exatamente o que você quer. A maioria dos meus projetos, das minhas publicações, são baseadas nas minhas pesquisas em Periódicos Capes. Fora que o que está lá tem fator de impacto. Ranielle Luiza, estudante do Campus PiranhasArtigos, revistas, circulares técnicas têm fatores de impacto, têm Qualis, e aí quando você pesquisa um artigo, eles vêm com a revista de maior impacto. A dificuldade é só a forma de login, porque precisa passar por alguns processos, mas depois que você aprende, você tem o mundo inteiro na tela do seu computador, do seu tablet" -  Ranielle Luiza Ventura, graduanda do Campus Piranhas.

"Fui aluno do Campus Palmeira na graduação em Engenharia Civil, iniciando o curso em 2013 e finalizando em 2018. Em 2019, entrei no mestrado em Tecnologias Ambientais e estou em fase de conclusão. Tive breve contato com o Periódicos Capes na graduação, mas foi no mestrado que fiz maior uso da plataforma, principalmente na busca por material correlato à pesquisa que produzia e na produção de trabalhos que eram demandados pelas disciplinas. Sempre busco o plataforma quando quero encontrar informações confiáveis e de qualidade, de maneira prática. Como há muita informação condensada em um só lugar, deixo de sair "catando" em vários lugares para concentrar as buscas em um único lugar. Sem contar que há dados mais atualizados. Enquanto em livros, é preciso nova edição para se ter atualizações, no Periódicos é possível encontrar artigos que são lançados frequentemente. O Portal é prático. Aconselho àqueles que buscam fontes confiáveis e trabalhos relevantes, que não deixem de conhecer e usufruir dos benefícios que o Portal apresenta" - José Diôgo Barbosa de Almeida, docente do Campus Coruripe. Daniele Sá, estudante do Campus Piranhas

"Comecei a utilizar o Capes por recomendação do meu orientador de Pibic na época. Utilizei para encontrar artigos que me ajudassem na elaboração do meu relatório e do meu artigo. O Portal nos dá uma garantia em questão de qualidade do artigo" - Daniele Alves de Sá, ex-bolsista do Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica (Pibic).

COMO ACESSAR O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

É possível utilizar o Portal de Periódicos da Capes por meio do Acesso CAFe (Comunidade Acadêmica Federada), um acesso remoto integrado à base de dados de cada instituição participante. No caso do Ifal, estudantes, técnicos administrativos e docentes fazem a autenticação única, com seus respectivos logins e senhas do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA ou do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos - Sipac.

Além de eliminar a necessidade de um novo processo de cadastramento, esse método permite o acesso a serviços das outras instituições integrantes da CAFe, como serviços de ensino a distância, publicações científicas e atividades de colaboração. Outra vantagem é que o usuário tem acesso liberado ainda que não esteja fisicamente no seu campus de trabalho ou estudo, a qualquer dia e horário, bastando apenas usar o login e a senha institucional.

No portal do Ifal, está disponível um manual de acesso remoto via CAFe ao Portal de Periódicos da Capes para auxiliar a comunidade acadêmica. Se persistirem as dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Sistema de Bibliotecas - Sibi do Ifal pelo e-mail sibi@ifal.edu.br

Saiba mais sobre o tutorial, treinamentos e acesso ao Portal de Periódicos da Capes.