Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Plano Educacional Individualizado é tema de encontro organizado pela Coordenação Sistêmica do Napne

publicado: 23/03/2023 17h24, última modificação: 24/03/2023 08h43

Por Isabelle Guedes (estagiária de Jornalismo)*

A Coordenação Sistêmica do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) realizará um evento para debater sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), documento utilizado para realizar o registro das adaptações curriculares feitas para estudantes com deficiência e/ou necessidades específicas educacionais. O encontro está marcado para 28 de março, das 16h às 17h30, por meio de uma live no canal do YouTube do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

A ação será mediada pela coordenadora das ações inclusivas do Ifal, Bárbara Barbosa, e o professor Ângelo de Oliveira, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), e será destinada a coordenadores, técnicos administrativos e docentes do Ifal. O evento ainda contará com a tradução em Libras feita pelas intérpretes Angélica Cordeiro (Napne Arapiraca) e Roseane Alvarenga (Diretoria de Políticas Estudantis).

Segundo o coordenador geral do Napne Ifal, Diogo Souza, o encontro tem como enfoque introduzir os coordenadores novos e reforçar, aos docentes, a importância de produzir o PEI, que deve servir como um registro com informações sobre os alunos com necessidades específicas.

‘’O PEI é importante porque depois os professores do próximo ano – quando o aluno progredir – podem ter acesso ao material e funciona como um guia para que eles possam melhorar sua metodologia para aquele determinado aluno’’, explica o coordenador.

NAPNE

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) é responsável por oferecer suporte às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências e habilidades próprias.

* Sob a supervisão e Bruno Andrade