Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Plano de Gestão Logística Sustentável já está em vigor e será implantado na Reitoria e Campi do Ifal
conteúdo

Notícias

Plano de Gestão Logística Sustentável já está em vigor e será implantado na Reitoria e Campi do Ifal

publicado: 10/10/2016 11h38, última modificação: 10/10/2016 11h38

 O reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira,   assinou a  Portaria 2146, de 3 de outubro de 2016 que institui, no âmbito da instituição de ensino, o Plano de Gestão Logística Sustentável (PLS) para o  período de 2016 a 2018 com o objetivo de  implantar práticas  de sustentabilidade socioambiental que possibilitem a racionalização de gastos e mais eficiência administrativa.

 O PLS foi entregue aos dirigentes da Reitoria do Ifal no dia 19 de setembro pelo presidente da comissão  responsável  pela elaboração, Álvaro José de Oliveira e demais integrantes. Entre as ações previstas estão a sensibilização e capacitação da comunidade acadêmica, adoção de  práticas de economia de água e energia e  incentivo à utilização eficiente dos recursos naturais junto ao público-alvo que é composto por servidores, discentes, estagiários  e prestadores de serviços da instituição de ensino.

Com a portaria que institui o PLS no Ifal em vigor, a comissão realizará visitas aos campi para apresentar o documento e discutir  a aplicação de ações sustentáveis com  servidores  estudantes de cada unidade de ensino.

 O PLS atende ainda às regras estabelecidas pelas orientações da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão,  por meio de decreto e da Agenda Ambiental da Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente.

O documento foi apresentado pelo professor Álvaro Oliveira, integrante da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e presidente da comissão de elaboração do PLS.

 A comissão que elaborou o plano é composta pelos servidores  Álvaro José de Oliveira (PRDI), Claudia Vivian de Oliveira Amorim (DGP), Cristiane Francisco da Silva (PRPI), Gerônimo Vicente dos Santos (Comunicação), Heráclito de Almeida Ávila Júnior (PROEX), Jordânnya Dannyelly do Nascimento Silva (PRDI), Juliana Barros dos Santos (PRDI), Margarez Rodrigues da Silva (PRDI) e Sandra Francisco da Silva (PROAD). O grupo tem como próxima missão levar o PLS ao conhecimento do público-alvo nos campi do Ifal. A partir dessa etapa, projetos que contribuam para as ações sustentáveis devem ser agregados  à aplicação das ações expostas no documento.

O PLS prevê oito sugestões de práticas sustentáveis no Ifal que são:

  • reduzir o  consumo de papel e copos descartáveis;
  • economizar  energia elétrica;
  • reduzir de consumo de água e esgoto;
  • promover coleta seletiva de resíduos sólidos;
  • sensibilizar e capacitar a comunidade interna;
  • preferir aquisições de bens e contratações de obras e serviços ambientalmente sustentáveis;
  • reduzir o uso de transportes e adaptá-los para redução de impactos ambientais e
  •  economizar cartucho ou toner para impressão.
registrado em: