Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CDCP disponibiliza Plano de Desenvolvimento de Pessoal 2020 e catálogo de cursos on-line para servidores

Fluxograma para solicitação de capacitações externas também está disponível

por Roberta Rocha publicado: 06/07/2020 08h28, última modificação: 10/07/2020 22h43

A partir desta semana, ficam disponíveis no portal eletrônico do Instituto Federal de Alagoas - Ifal documentos norteadores da realização de capacitações pelos servidores da instituição. Trata-de do Plano de Desenvolvimento de Pessoal 2020, do Catálogo de cursos em Educação a Distância e do Fluxograma para solicitação de capacitações externas. Os arquivos foram disponibilizados pela Coordenação de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoal - CDCP.

A CDCP realizou, em 2019, um levantamento das necessidades de desenvolvimento com o quadro funcional do Ifal. A partir da análise e consolidação das necessidades informadas, a Coordenação elaborou o Plano de Desenvolvimento de Pessoal - PDP 2020 e enviou o material ao órgão central para análise e aprovação.

"Recebemos, em retorno, o relatório onde constam as ações de capacitação e qualificação que foram homologadas. Desta forma, a partir deste ano, só ocorrerão ações de desenvolvimento que estiverem alinhadas às necessidades apontadas no PDP 2020", informa o responsável pela CDCP, Edson Moreno.

Ao consultar o PDP 2020, os servidores terão conhecimento de quais ações de desenvolvimento poderão ser contratadas e financiadas pelo Ifal e aquelas que deverão ser realizadas pela Escola Nacional de Administração Pública - Enap. "Caso determinada necessidade de desenvolvimento seja ministrada pela Enap, não será possível que o Ifal contrate uma formação similar", orienta Moreno.

De acordo com a CDCP, antes de contratar qualquer empresa privada é necessário avaliar primeiro se as escolas de governo não oferecem o mesmo curso. O objetivo da medida é otimizar o uso racional dos recursos públicos e tornar as ações de desenvolvimento mais eficazes, levando em conta o portfólio de cursos voltados para as necessidades apresentadas pelo PDP que as escolas de governo prepararam.

Passo a passo das solicitações - Para requisitar um curso, o servidor precisa verificar a oferta da escola de governo (saiba mais). Caso não encontre o curso de interesse, deverá consultar o PDP 2020 do Ifal e, se o curso atender a uma das necessidades constante no Plano, poderá solicitá-lo.

Para facilitar a compreensão da dinâmica adotada a partir de agora, a CDCP também publicou um fluxograma das solicitações de capacitação externa.  Além disso, lançou um catálogo de cursos em EaD, com base no levantamento das necessidades informadas e homologadas no PDP 2020. A  iniciativa é voltada ao atual momento de pandemia.

"Após a realização do curso escolhido, o participante enviar e-mail para a CDCP com a cópia do certificado para que possa ser lançado no quadro de necessidades atendidas. Este procedimento é necessário porque temos que emitir relatório ao Órgão Central e dar publicidade as ações de desenvolvimento realizadas", ressalta o coordenador.

Acesse todos os documentos na página da CDCP.