Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores do Ifal e Ufal se articulam para criação de rede de estudos voltados ao Proeja

Reitoria manifestou interesse em dar suporte às atividades do grupo

por Jhonathan Pino publicado: 28/09/2021 13h39, última modificação: 28/09/2021 19h10

O reitor Carlos Guedes e integrantes da gestão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estiveram reunidos nesta terça-feira (28) com membros do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja) para discutirem a elaboração de uma proposta de pesquisa a ser enviada para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a intenção de institucionalizar uma rede de investigação científica voltada a permanência escolar no Proeja.

O Multieja é um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mas que há mais de uma década conta com a participação de docentes e pesquisadores de diversos campi do Ifal. Essa foi a razão para que o grupo propusesse uma cooperação entre as duas instituições públicas federais de ensino em Alagoas.

“O estudo terá como objetivo produzir conhecimentos e fornecer contributos para a construção, implementação e desenvolvimento de comunidades de aprendizagem profissionais, no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), visando contribuir para a sistematização de uma política de permanência escolar”, resume a proposta.

Se aprovado pelo CNPq, o projeto irá ter uma vigência de três anos, a serem iniciados em 2022. A partir disso, servidores e alunos das quatro unidades que ofertam a modalidade EJA, Marechal Deodoro, Satuba, Piranhas e Maceió, integrar as atividades da pesquisa-ação. Além de servir de campo de investigação, caberá ao Ifal o apoio logístico.

O reitor parabenizou a iniciativa e disse confiar nos profissionais das duas instituições, envolvidos com a pesquisa e a formação de jovens e adultos.

“Qualquer ação que promova, fortaleça a rede de diálogo entre os profissionais, nessa modalidade, são bem-vindas. O Ifal pode subsidiar o projeto com transportes e promover a infraestrutura necessária ao andamento do projeto”, pontuou Carlos Guedes.

O apoio do gestor à proposta foi compartilhado pelo Pró-reitora de Ensino (Proen), Cledilma Costa, pelo pró-reitor em exercício de Pesquisa, Pós-graduação e Pesquisa (PRPPI), Ednaldo Farias, e pela diretora de Articulação e Ensino (DAE), Elizabete Duarte. Além deles, participaram da reunião as integrantes do grupo Multieja, Marinaide Freitas (Ufal) e Fátima Amorim (Ifal).

“No momento em que foi proposta, esta cooperação de pesquisa, eu não tive dúvida que esse projeto fosse abraçado pela instituição. Faltava essa junção com a universidade para que a gente tivesse esse casamento perfeito, que, no mínimo, serve de referência para o estado de Alagoas”, comentou Fátima.