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Pesquisadores do Ifal e de universidades federais desenvolvem aplicativo gratuito para ajudar jovens na escolha profissional

Estudantes podem fazer download gratuito da ferramenta e identificar o próprio perfil profissional, além de localizar os cursos técnicos que têm potencial para atender seus interesses de forma mais adequada

publicado: 14/06/2022 16h01, última modificação: 14/06/2022 16h03
Exibir carrossel de imagens Professores Alisson (à esquerda) e Thiago, do Ifal, participaram da cerimônia oficial de lançamento do aplicativo Soutec em Brasília, no dia 3 de junho
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Professores Alisson (à esquerda) e Thiago, do Ifal, participaram da cerimônia oficial de lançamento do aplicativo Soutec em Brasília, no dia 3 de junho

Por Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do NEES/Ufal

Estimular os estudantes brasileiros a escolher um curso técnico sob medida para atender a cada perfil de interesses. Esse é um dos principais objetivos do aplicativo Soutec, que já está disponível para download gratuito.

A ferramenta foi desenvolvida por um grupo de especialistas em computação aplicada à educação de diversas universidades públicas brasileiras, todos eles vinculados ao Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a pedido do Ministério da Educação (MEC).

Participar do time que desenvolveu o Soutec tem um sabor especial para o professor Thiago Araújo Oliveira, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Ele já foi aluno do curso de eletrotécnica oferecido pelo Ifal em Palmeira dos Índios, cidade alagoana a cerca de 130 quilômetros da capital, Maceió: “Não cheguei a concluir o curso técnico porque fui aprovado no vestibular para fazer graduação em computação na Ufal. Agora, como professor de um instituto federal, enxergo como essa ferramenta pode atender à necessidade do aluno se identificar com um curso e também ao governo federal, que precisa atender a essa demanda e buscar diminuir a evasão no ensino médio.”

Professor de Informática do Campus Rio Largo, Oliveira apresentou a solução em Brasília durante o lançamento oficial do Soutec, que aconteceu na sexta-feira, 3 de junho, no auditório principal do Ministério da Educação. No evento, estudantes do nono ano do Centro de Ensino Fundamental 102 Norte tiveram a oportunidade de testar o aplicativo. Ágeis, enquanto ouviam as falas dos palestrantes, os jovens clicavam sem parar nas telas de seus celulares respondendo as questões do teste de interesses.

O estudante Luiz Felipe fez o teste de interesses durante o evento de lançamento do Soutec, no auditório do MEC, em Brasília, no dia 3 de junho

Foi assim que Luiz Felipe de Souza Caminha Gurgel França, de 14 anos, descobriu que seu perfil profissional é uma mistura de características empreendedoras e intelectuais-científicas. Depois da descoberta, ele consultou as diversas opções de cursos técnicos recomendados para aquele perfil, tal como Técnico em Química e Técnico em Fotointeligência. 

As 72 questões destinadas a avaliar os interesses profissionais dos usuários são fruto do trabalho do professor e pesquisador Mauro Magalhães, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em orientação ocupacional e desenvolvimento de carreiras, o professor desenvolveu as questões para o aplicativo com base nos estudos do norte-americano John Lewis Holland.

Durante o evento de lançamento do Soutec, o professor Mauro Magalhães falou sobre a importância de estimular os estudantes a refletir sobre seus interesses e propósitosConsolidada na área da psicologia, a teoria criada por Holland reúne evidências empíricas de sua validade ao longo de mais de 60 anos. “Holland postulou que as pessoas e os ambientes de trabalho podem ser caracterizados de acordo com seis tipos vocacionais e ambientais, a saber: realista (R), investigativo (I), artístico (A), social (S), empreendedor (E) e convencional (C). Na verdade, cada indivíduo ou ambiente possui características de todos os seis tipos em maior ou menor grau”, sintetiza Magalhães. 

O professor explica ainda que, de acordo com essa perspectiva, as pessoas buscam ambientes de trabalho ou profissões que permitam a expressão de seu perfil profissional, e a congruência entre a pessoa e o ambiente influencia a estabilidade, a satisfação e a perseverança nas escolhas de carreira.

É a partir das respostas às 72 questões do teste que o aplicativo categoriza os interesses de cada pessoa. Na sequência, o sistema consegue, automaticamente, relacionar esses resultados às características dos cursos disponíveis no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNTC). Então, faz-se a recomendação das opções que poderão atender de forma mais adequada ao perfil de interesses de cada usuário.

Desafios - O time de desenvolvedores do Soutec contou ainda com o reforço de mais dois professores de Informática do Ifal: Ivo Calado, do campus Maceió, e Alisson Werner, do campus Coruripe. “Captar a ideia do professor Mauro e transformá-la em um modelo computacional para poder implementar o teste de interesses no aplicativo foi o principal desafio”, revelou Alisson durante o evento de pré-lançamento da ferramenta.

A iniciativa foi apresentada em primeira mão ao público no maior evento de educação e tecnologia da América Latina, a Bett Brasil, que foi realizada de 10 a 13 de maio no Transamerica Expo Center, em São Paulo. “É incrível ter a oportunidade de poder possibilitar ao estudante fazer esse tipo de descoberta do perfil e fazer uma escolha profissional mais assertiva”, disse Alisson na ocasião.

Da direita para a esquerda: Joedna Hubner, assessora do Núcleo de Pesquisa e Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC; Thiago Araújo Silva de Oliveira, também do Instituto Federal de Alagoas (IFAL); Tomás Dias Sant´Ana, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação; Alan Pedro da Silva, vice-diretor do NEES; Mauro Magalhães, da Universidade Federal da Bahia; e Alisson Werner Arruda, do Ifal

A demanda de desenvolvimento do aplicativo surgiu da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), que identificou a necessidade dos jovens brasileiros conhecerem os cursos profissionalizantes oferecidos pela rede federal de ensino. Vanessa Cristine de Oliveira Matos estava trabalhando na Setec no final de 2020 quando sugeriu a ideia: “Eu pensei em um aplicativo porque a maioria dos alunos tem esse recurso: está na mão, é mais fácil do que um computador, e a gente poderia fazer essa versão sem necessariamente ter internet para usar a ferramenta”, revela a funcionária, que hoje é assessora na Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do MEC.

De acordo com Joedna Hubner, assessora do Núcleo de Pesquisa e Inovação da Setec, ouvir os estudantes foi fundamental no desenvolvimento e aprimoramento do aplicativo. Em março, no retorno das aulas presenciais, uma equipe da Setec e do NEES visitou escolas das cinco regiões do Brasil para apresentar o aplicativo, dialogar e coletar sugestões. 

No total, 323 estudantes testaram o aplicativo, levantaram dúvidas e apontaram algumas necessidades de melhorias. “O teste de interesse chamou muita atenção e eles se divertiram respondendo. Nesse período de aplicação dos testes, percorremos 12.896 quilômetros, cortando o céu do Brasil para validar uma política pública que nasceu para auxiliar todos os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e dos anos iniciais do ensino médio. O Soutec colabora, então, com o projeto de vida dos estudantes de todas as escolas do Brasil, sejam públicas ou privadas”, conta Joedna.

As sugestões dos alunos foram fundamentais para aprimorar o aplicativo antes do lançamento, segundo a equipe de desenvolvimento da solução, que foi coordenada pelo professor Alan Pedro da Silva, vice-diretor do NEES.

SoutecTeste a  ferramenta:

Link para download gratuito (sistema operacional Android ou IOS) - https://linktr.ee/soutec.

Acesse este site e conheça outros projetos desenvolvidos pelo NEES - www.nees.ufal.br.