Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores do Ifal contribuem para aplicativo Bússola Covid-19

Pesquisadores do Ifal contribuem para aplicativo Bússola Covid-19

Ferramenta já disponibiliza informações e orienta usuários sobre locais públicos

publicado: 13/07/2020 10h50, última modificação: 15/07/2020 22h34

Uma parceria entre pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) disponibilizou neste mês de julho o Bússola Covid-19. O aplicativo, que funciona em dispositivos móveis, reúne informações sobre os estabelecimentos comerciais e locais públicos, com orientações de prevenção ao coronavírus.

A partir dele, os usuários vão poder acessar o histórico dos locais que pretende ir, antes de saírem de casa, e com isso evitar áreas de contaminação e pessoas. Além da prevenção, por meio do app, também é possível gerenciar reações e alertas sobre aglomeração, grupo de risco, hospitais e realizar denúncias.

“Estamos em processo de lançamento do aplicativo nas Lojas Virtuais da Apple (Apple Store) e Android (Google Play). Infelizmente, tal lançamento ainda não ocorreu pois, por conta da pandemia, a burocracia de lançamento de aplicativos nas lojas virtuais está maior que o normal”, comenta o professor Ivo Calado, um dos idealizadores do projeto.

Apesar de ser docente do Ifal, desde 2016 Ivo vem participando do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), que, apesar de pertencer à Ufal, conta com pesquisadores de diversas instituições, inclusive do Instituto, como os professores Flavio Medeiros, da unidade de Maceió, além de Glauber Ferreira e Leonardo Fernandes, ambos do Campus Rio Largo. O aluno de graduação do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Igor Garcia, também da unidade Maceió, é um dos membros discentes do núcleo.

O coletivo foi responsável pela elaboração de um projeto que concorreu a uma chamada interna na Ufal, que selecionou propostas de combate e prevenção à Covid-19. Como o grupo já tinha experiências no desenvolvimento de projetos voltados para educação, eles desenvolveram o Bussola Covid-19. Ao ser selecionado, ele contou com o financiamento do Ministério da Educação.Professor Ivo Calado participa do Núcleo de Pesquisa da Ufal desde 2016.jpg

Ivo comenta que a ideia surgiu das próprias de demandas da área da saúde. “A fim de subsidiar o processo de levantamento de requisitos para o desenvolvimento, fizemos uma pesquisa de opinião entre profissionais da área de saúde, visando coletar as opiniões dos mesmos sobre os eventuais benefícios da aplicação que viria a ser desenvolvida”, comentou.

O núcleo disponibilizou uma conta no Instagram, o @bussolacovid19, para facilitar e tirar dúvidas sobre o uso do  aplicativo. As informações também estão presentes na página download do aplicativo. Clique aqui, para fazê-lo.