Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa vai ouvir professores e estudantes de graduações do Ifal

Pesquisa vai ouvir professores e estudantes de graduações do Ifal

Autoavaliação institucional vai ser realizada entre 1º de agosto e 1º de setembro
por Elaine Rodrigues publicado: 28/07/2023 17h01, última modificação: 28/07/2023 17h01
Professores e estudantes são convidados a participar!

Se você leciona ou é estudante de um dos cursos de graduação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), fique atento: a partir da próxima terça-feira, 1º de agosto, começa uma ação estratégica com o intuito de melhorar a qualidade do seu curso. A Comissão Própria de Avaliação (CPA), órgão da Reitoria com atuação autônoma, iniciará a pesquisa anual de avaliação institucional e é necessária a participação efetiva de professores e estudantes de todos os cursos superiores da instituição.

A pesquisa será realizada por um formulário eletrônico que pode ser acessado pelo Sistema Integrado (SigAA e Sipac/SigRH). São convidados a participar da autoavaliação professores e estudantes dos cursos presenciais dos campi de Arapiraca, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas e Satuba. E dos cursos dos polos Ifal da Universidade Aberta do Brasil (UAB – EAD) em Arapiraca, Cajueiro, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Santana do Ipanema e São José da Laje.

A cartilha da CPA destaca que a pesquisa é um instrumento para contribuir com o planejamento estratégico institucional, identificando causas de problemas ou deficiências para melhorar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão ofertados à comunidade acadêmica. “Serão avaliadas as três dimensões dos cursos: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Com essa autoavaliação, a CPA conseguirá verificar pontos fortes e pontos fracos nos cursos do Ifal, o que está bom e o que precisa melhorar”, explica Anita Bezerra, presidente da CPA.

A partir das avaliações, serão feitos relatórios que serão divulgados para os gestores e para a comunidade acadêmica, pelo portal do Ifal. Os documentos também serão encaminhados ao Ministério da Educação. A autoavaliação com a percepção dos docentes e discentes ligados a cursos superiores do Ifal poderá ser feita até o dia 1º de setembro.