Notícias
Pesquisa do Ifal sobre sementes crioulas resulta na publicação de capítulo de livro
Um estudo conduzido no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) resultou na publicação de um capítulo de livro sobre a conservação das sementes crioulas nas microrregiões de Piranhas e Delmiro Gouveia, no sertão alagoano. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) por Cássio Laurentino Veloso, aluno do curso de Engenharia Agronômica do Campus Piranhas, sob orientação dos docentes do Ifal: Cristian José Simões Costa (Campus Viçosa) e José Madson da Silva (Campus Piranhas).
O capítulo, intitulado Sementes Crioulas: Conservação da Agrobiodiversidade nas Microrregiões de Piranhas e Delmiro Gouveia no Estado de Alagoas, foi publicado em uma coletânea acadêmica e aborda a importância das sementes crioulas para a segurança alimentar e a preservação do patrimônio genético das comunidades rurais da região.
Metodologia e resultados
A pesquisa teve como objetivo mapear e identificar, a partir dos bancos de sementes locais, os tipos de sementes cultivadas pelas comunidades rurais dessas duas cidades. Para isso, foram realizadas visitas aos bancos de sementes para catalogação, identificação e georreferenciamento das localidades onde as sementes são plantadas.
Os resultados do estudo indicaram a existência de três bancos de sementes que armazenam mais de 34 variedades, beneficiando diretamente quatro comunidades e um total de 115 famílias rurais. O levantamento também permitiu a criação de um banco de dados sobre as sementes, contribuindo para a valorização do conhecimento popular sobre o manejo das culturas e os desafios enfrentados na conservação desse patrimônio fitogenético.
Sobre os autores
-
Cristian José Simões Costa – Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB) e docente do Ifal.
-
Cássio Laurentino Veloso – Mestrando em Agronomia (UNIVASF) e graduado em Engenharia Agronômica pelo Ifal.
-
José Madson da Silva – Doutor em Agronomia (UFPB) e docente do Ifal.