Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pela 2ª vez consecutiva, Ifal vence Mostra Tecnológica do maior evento científico da Rede Federal

Cerimônia de premiação marcou o encerramento do Connepi 2015

publicado: 04/12/2015 15h05, última modificação: 04/12/2015 15h05

Pelo segundo ano consecutivo, é do Instituto Federal de Alagoas - Ifal a iniciativa vencedora da Mostra Tecnológica do maior evento científico da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - Connepi. O aluno Paulo Ney Barbosa, do Câmpus Maceió, faturou o 1º lugar na competição com o aplicativo Hangaut Game, um jogo para dispositivos móveis que auxilia no processo de alfabetização de crianças com autismo.

Mas o destaque do Ifal na cerimônia de premiação do 10º Connepi, ocorrida na noite de quinta-feira (3), em Rio Branco/AC, não parou por aí. O professor do Campus Penedo, Almir Tavares, com seu trabalho sobre a ausência de questões de arte no Exame Nacional do Ensino Médio e as implicações daí derivadas, ficou em 2º lugar na categoria Letras, Artes e Linguística da mostra de banners.

Já a estudante Fernanda Santos, do Campus Maceió, recebeu o terceiro lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, pelo pôster apresentado a respeito da utilização do óleo residual de cozinha, que é comumente descartado, na produção de biodiesel com parâmetros de qualidade determinados pela Agência Nacional do Petróleo.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Ifal, Carlos Henrique Almeida, a presença dessas pesquisas nos pódios do evento prova que "o desenvolvimento tecnológico está em alta no instituto" e "coroa o esforço de todos os envolvidos no processo".

Hangaut Game

Grande sucesso da noite de encerramento do Connepi 2015, o aplicativo desenvolvido pelos bacharelandos em Sistemas de Informação Paulo Ney Barbosa, Jean Barros e Roberto Lima tem foco no letramento e na análise comportamental da criança autista durante o processo de aprendizagem.

"Nosso game se apropria de conceitos pedagógicos e propôe atividades interativas que ajudam o público-alvo a desenvolver as práticas de leitura e escrita", explica Paulo Ney.

A ideia do jogo foi proposta pela professora do Ifal e orientadora do projeto, Mônica Ximenes, a quem Paulo Ney atribui parte no reconhecimento que o aplicativo conquistou. "Ela nos sugeriu desenvolver um jogo que auxiliasse pessoas com algum tipo de deficiência e nos guiou nesse caminho. Não tínhamos nenhum contato com o universo autista, mas por ter experiência na área, ela nos deu o norte para conduzir a pesquisa", disse o premiado, agradecido.

Além do Hangaut Game, a Mostra Tecnológica do Connepi já premiou, em 2014, o aplicativo +Sangue, projeto de uma equipe do Ifal para sistematização da doação de sangue no Estado.