Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participantes de curso "Higienista em Serviços de Saúde," iniciam estágio supervisionado

publicado: 15/07/2022 19h32, última modificação: 15/07/2022 19h38

Foi iniciada nesta semana uma importante etapa na vida dos estudantes do curso Higienista em Serviços de Saúde, realizado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no Campus Benedito Bentes, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Ao todo, 18 alunos iniciaram ao longo dos últimos dias o estágio supervisionado em unidades de saúde de Alagoas, começando as 100 horas de preparação prática prevista no curso de formação inicial e continuada.

O curso Higienista em Serviços de Saúde foi iniciado em 31 de janeiro deste ano, com a realização da parte teórica que teve duração de 400 horas de aula. Esta primeira etapa foi finalizada no último dia 8 de julho, momento em que 18 dos 20 cursistas que iniciaram a capacitação foram considerados aptos para dar início ao estágio supervisionado.

A formação faz parte de uma ação de inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional.

De acordo com o Projeto pedagógico do curso, espera-se que o concluinte esteja apto para realizar a limpeza e desinfecção dos ambientes de saúde, evitar a disseminação de infecções, aplicar as normas de biossegurança ao manuseio de produtos químicos e materiais biológicos, realizar limpeza terminal e concorrente e considerar a classificação de áreas nos ambientes de saúde.

Para viabilizar a realização dos estágios, a supervisora de estágio, Cristiane Francisco da Silva, visitou unidades concedentes de estágio que já possuem convênio com o Ifal. Durante as visitas, Cristiane Silva apresentou o curso às instituições e falou da importância da qualificação profissional para os alunos.

De acordo com a coordenação do curso, a receptividade das unidades concedentes foi essencial para garantir a continuidade na formação dos alunos. Além disso, a coordenação foram providenciados equipamentos de proteção Individual para os alunos.

Os cursistas foram distribuídos para o estágio da seguinte forma:

• 04 (quatro) na Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes
  • 06 (seis) no Hospital Universitário - HU - Universidade Federal de Alagoas
  • 02 (dois) no Hospital IB Gatto, em Rio Largo/AL
  • 06 (seis) na Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche

Para a distribuição, foi considerada a permanência do cursista na comunidade onde reside, para facilitar o acesso ao local do estágio e, principalmente, seu processo de ressocialização.

Durante todo o estágio, o Ifal fará o acompanhamento para oferecer o apoio necessário aos estudantes, contando com a supervisora de estágio, Cristiane Francisco da Silva, com os tutores Ítallo Francisco Andrade de Souza e Manoel Pereira da Silva Junior, que atuam como professores orientadores do estágio, a professora Kathia Maria Barros Leite, que oferece apoio administrativo e pedagógico, com o gestor administrativo Maurício Caldas de Vasconcelos e com a coordenadora acadêmica Jacqueline Gomes.