Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participantes da Residência Pedagógica e Pibid iniciam de ciclo de formação

Participantes da Residência Pedagógica e Pibid iniciam de ciclo de formação

Atividade acontecerá por meio do Canal Oficial do Ifal, no Youtube

por Jhonathan Pino publicado: 05/11/2020 22h14, última modificação: 06/11/2020 10h48

A Pró-reitoria de Ensino inicia na próxima segunda-feira, 9, o Ciclo Formativo para o início das atividades dos programas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (PRP), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), com a palestra do professor Hélder Eterno da Silveira, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Ao longo do mês de novembro, cerca de 280 participantes do programa, selecionados pelos editais de 2020, irão passar por uma formação inicial. O ciclo visa estabelecer as bases do que é o programa para os professores e alunos recém-selecionados, além de colocá-los em contato, como forma de socialização. Mas neste ano, em razão da pandemia da Covid 19, todas as atividades serão realizadas de modo remoto, por meio do Canal oficial do Ifal, no Youtube, e dois encontros via google meet. Confira a programação.

Elisabete Duarte, diretora de Articulação do Ensino e responsável por acompanhar o desenvolvimento dos programas no Ifal, explica que o ciclo de palestras é realizado desde 2010 com o intuito de contribuir para formação inicial docente. Ela lembra que os dois programas são propostos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reúne estudantes e docentes das licenciaturas do Ifal, além dos docentes das redes estadual e municipal de educação.

“O principal objetivo é fortalecer a formação inicial de professores, rompendo com a dicotomia teoria e prática e aproximando cada vez mais os estudantes das licenciaturas do locus de atuação profissional, a escola de educação básica. Ao tempo que proporciona momentos de estudos, reflexões e planejamento para os professores das redes estadual, municipal e federal de educação”, detalha.

Familiarização com o ambiente escolar

O coordenador institucional do Pibid no Ifal, Fábio José dos Santos, lembra que este ano o programa selecionou 166 estudantes, das cinco licenciaturas ofertadas pelo Ifal, Física, Letras, Ciências Biológicas, Química e Matemática, seja na modalidade presencial, ou EAD. 144 destes alunos receberão bolsas da Capes e ou outros 22, bolsas de contrapartida do Ifal. Nos dois casos, os licenciandos receberão R$ 400,00, por 18 meses, para se familiarizarem com o ambiente escolar.Fábio José dos Santos, comentou que programas familiarizam alunos das licenciaturas aos seus futuros ambientes de trabalho.jpeg

“O programa visa que os alunos, na primeira metade do curso, tenham uma experiência efetiva com o cotidiano da escola, antes mesmo que começarem o período de estágio, que se dá no quinto período do curso. Normalmente a gente trabalha com escolas estaduais e municipais em que também há um professor atuando no programa, como supervisor. Eles também recebem bolsas”, comentou Fábio.

O professor comentou que vem acompanhando o Ifal no Pibid desde 2012. “Nesse período é possível perceber como o aluno participa do programa: ele tem um encontro que lhe permite integrar de uma maneira mais sistemática, com vivência e ambientação, a teoria à prática, ao longo do seu processo formativo, o que para nós é um desafio. Eles saem do curso com uma visão muito mais bem construída e se apropriando melhor do que é a vivência real do dia a dia de uma escola”, acrescentou.

Já o PRP começou no Ifal em 2018. O programa supõe uma ideia de residência para o estudante que esteja na segunda metade do curso de licenciatura. Neste ano são 105 alunos, sendo 92 com bolsas Capes e 13 com contrapartida de bolsa pelo Ifal. "Aqui, os alunos assumem o papel de reger as aulas a partir de áreas de formação e isso é tomado como período de estágio e implementado à carga horária da graduação", resume Maria Aparecida da Silva, Coordenadora institucional do Programa de Residência do Ifal.