Notícias
Em reunião, gestores do Ifal e Senai trocam experiências e consideram parceria
Gestores do Ifal participaram da última reunião ordinária do Conselho Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem - Senai, nessa quinta (24), na casa da Indústria Napoleão Barbosa, sede da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). Na ocasião, o reitor do Ifal Carlos Guedes e pró-reitoras do Instituto expuseram informações com o intuito de estabelecer parcerias e abrir possibilidades de interação com Senai.
Composto por representantes da federações das indústrias do Estado de Alagoas, o Conselho Regional estabelece as diretrizes locais para aprendizagem industrial, constrói o orçamento, aprecia as contas, autoriza convênios e acordos com parceiros e discute e trabalha sobre políticas de formação profissional.
O reitor do Ifal Carlos Guedes, membro do Conselho, conduziu uma apresentação em que destacou as atividades desenvolvidas no Ifal, a presença do Instituto de diversos pontos de Estado, a inclusão digital dos alunos durante o período de ensino remoto emergencial e também falou dos desafios enfrentados pela instituição e do quanto as possibilidades de pesquisa, extensão e ensino médio técnico, superior e de pós-graduação tem produzido resultados transformadores na sociedade alagoana. “A educação pública e de qualidade ofertada pelo Instituto é referência, muda histórias e abre possibilidades para estudantes e famílias em todo o estado”. Destacou o reitor, mencionando a amplitude do Instituto, atualmente presente em 16 campi distribuídos por 15 municípios alagoanos.
O reitor destacou também a importância de parcerias favoráveis aos estudantes e à comunidade, ampliando espaços para troca de conhecimento e inclusão no mercado de trabalho. “Em uma interação como esta, buscamos aproximar a academia da Indústria”, destacou. Na oportunidade, Guedes convidou os conselheiros presentes para a inauguração de mais dois laboratórios do Programa Espaço 4.0, que tem foco no acesso a recursos tecnológicos como tática para aumentar as perspectivas de ingresso de jovens no mercado de trabalho. Os próximos espaços serão inaugurados nos campi de Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos.
A diretora de Educação e Tecnologia do Sesi/Senai Alagoas, Cristina Bezerra Suruagy Nogueira, apontou as possibilidades de cooperação com o Ifal por meio de experiências de intercâmbio de conhecimentos e estreitamento de vínculos entre as instituições além da sala de aula. “Temos na Indústria o campo de robótica e inovação científica, processos de inovação e tecnologia junto ao Senai e muitos alunos que vislumbram a continuidade de sua formação no Ifal. Vamos fazer um levantamento de necessidades, estamos dispostos a trocar experiências para ampliar a qualidade da formação e as possibilidades de inclusão profissional que trarão benefícios não só para alunos, para toda a comunidade”, destacou.