Geral
Palestras sobre Construção Civil reúnem quase 400 participantes no Campus Palmeira dos Índios
Auditório do Câmpus Palmeira dos Índios durante abertura do Evento
O Câmpus Palmeira dos Índios do Instituto Federal de Alagoas sediou, no final de semana passado, um evento que discutiu a engenharia em Alagoas e no país. Tratou-se do III Ciclo de Palestras da Construção Civil, ocorrido nos dias 30 e 31 de julho, no auditório da unidade de ensino do agreste alagoano, cujo tema principal foi ‘O Desenvolvimento de um País é do Tamanho de sua Engenharia'. O evento foi promovido pelo Centro Acadêmico de Bacharelado de Engenharia Civil (Cabec), teve apoio da coordenação do curso superior e da Direção-Geral do câmpus e contou com a presença de 394 participantes, fato que, segundo a organização, ‘ revigora e motiva a realizar a quarta edição no próximo ano'. Na ocasião, o Reitor do Ifal foi representado pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Guedes, que junto com a diretora Ana Quitéria, compuseram a mesa de abertura.
O objetivo do ciclo de palestras foi proporcionar aos acadêmicos, profissionais e professores um ambiente de contatos com novas tecnologias e conhecimentos, enriquecendo suas competências no âmbito da construção civil e impactar a sociedade com melhores engenheiros.
Durante o evento, foram realizados três minicursos e seis palestras das áreas da engenharia. Proferiram palestras Ricardo Calheiros, Leonardo Negromonte, Fernando Dacal, Marden Dória, Taise Carvalho, Fernando Assis e Rodrigo Mero. Jesimiel Pinheiro e Antônio Plácido ministraram minicursos.
Abertura
Aproximadamente 150 alunos dos cursos de superior de Engenharia Civil e de técnico em Edificações e Segurança do Trabalho, do câmpus Palmeira dos Índios do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), participaram na quinta-feira (30) de uma palestra sobre o tema “ O Engenheiro Civil e o Mercado de Trabalho", proferida pelo engenheiro Fernando Dacal, e que fez parte da abertura da programação do II Ciclo de Palestras da Construção Civil do Ifal.
Dacal destacou a importância do profissional do Sistema Confea/Crea para o desenvolvimento do país e a necessidade de estar sempre em busca do conhecimento. “Vocês, futuros profissionais, representam uma pequena e importante parcela da sociedade que contribuem para o progresso do nosso Brasil. E a engenharia está em tudo, pois percebemos isso durante os avanços históricos e até bíblicos”, disse Dacal, destacando as histórias da construção da arca de Noé e Torre de Babel.
Em seguida, ele esclareceu aos estudantes sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho, que tem o papel de habilitar, educar e fiscalizar o exercício da profissão. “Onde tiver um engenheiro, tenham a certeza que estaremos lá para defender”, garantiu o presidente, que também destacou a importância do profissional ser vinculado ao órgão e estar sempre atento às movimentações do Crea. ”Nosso dever é defender o profissional e a sociedade. Por isso que fiscalizamos e habilitamos o exercício profissional. Só poderá exercer a profissão quem for competente para a função. E para isso acontecer, precisamos que todos estejam com o Crea, realizando as Anotações de Responsabilidades Técnicas, as ARTs, e os pagamento de suas anuidades”, falou.
As demais palestras e minicursos foram: Fatores que geram Resultados, com o engenheiro de segurança do trabalho, Mardem Dória; Construção in Ligth Steel Framing (Concepção da Construção em Aço Leve), com o representante da empresa Brasilit; Construções de Barragem de Ferro, com Francisco de Assis Silva, ex-diretor do Dnocs; e Entendendo o Concreto em uma Microestrutura, com Rodrigo Méro, do Câmpus Maceió. Os minicursos foram ministrados pelo coordenador do curso de Engenheria Civil, Jesemiel Pinheiro, e NR Aplicado à Construção Civil, com Antônio José Plácido, engenheiro de segurança do trabalho.