Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestras, mostra de extensão e música de qualidade são destaques na abertura do 1º Conac do Ifal

publicado: 18/08/2016 10h15, última modificação: 19/08/2016 15h55
Exibir carrossel de imagens gerônimo Vicente Maestro Almir Medeiros e grupo musical  abriram o 1º Conac

Maestro Almir Medeiros e grupo musical abriram o 1º Conac

Cerca de 500 pessoas entre alunos, docentes, pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal e de outras instituições de ensino superior, participaram na manhã de quarta-feira (17) da solenidade de abertura do 1º Congresso Acadêmico do Ifal que ocorre até essa sexta-feira (19) no Campus Palmeira dos Índios). O desempenho musical da Camerata Jovem do Campus Maceió, composta por alunos e professores da unidade de ensino da capital alagoana, abriu a solenidade e recebeu os aplausos da plateia presente. Regida pelo maestro e professor do instituto, Almir Medeiros, o grupo musical atraiu a atenção dos participantes ao executar músicas do compositor alagoano Tavares de Figueiredo, de Garoto (canção Gente Humilde), Chegança, de autoria de outro alagoano, Brejeiro, de Ernesto Nazareth e uma série de músicas de Luiz Gonzaga o ‘Rei do Baião’.

O evento aglutina conferências e atividades integradoras sob a responsabilidade das pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão e tem como público-alvo, servidores e alunos da instituição. No 1º Conac  310 ações na área de extensão e 205 trabalhos de pesquisas estão expostos.

O reitor Sérgio Teixeira ao abrir o evento agradeceu a todos os servidores envolvidos na organização e declarou estar realizando um sonho da gestão que era promover um evento acadêmico integrado entre ensino, pesquisa e extensão. Lembrou   ainda que  o momento é mais uma ousadia definida e cumprida  pela equipe, apesar do momento de  crise econômica que atravessa o país. Teixeira  ressaltou também  que o Ifal  vai realizar o Connepi  (Congresso Norte/Norte de Pesquisa e Inovação) em Maceió de 6 a 9 de novembro. “Era um evento que não havia mais perspectiva de realização, mas conseguimos convencer o Conif (conselho de dirigentes da rede federal de educação) sobre a importância de mantê-lo vivo”, destacou o reitor. O titular do Ifal salientou ainda a presença da instituição no congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) que ocorrerá em setembro na cidade Ouro Preto-MG.”Dos 200 projetos inscritos, 42%  são do Ifal”, declarou.

A diretora-geral do Campus Palmeira dos Índios, Ana Quitéria Menezes deu boas-vindas aos participantes e disse estar satisfeita em receber na unidade de ensino os três pilares do instituto que são segundo a diretora: ensino, pesquisa e extensão.

O pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos destacou a experiência de o Ifal promover, pela primeira vez,  um evento acadêmico com caráter de integração entre os campi nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e destacou que os resultados do evento deverão ser fundamentos para a construção do projeto político-pedagógico visando  o contexto de uma educação pública, gratuita e de qualidade ofertada pela instituição.

Depois da abertura, houve a primeira palestra sobre o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão; Articulando Estratégias para Inclusão e Inovação", proferida pelo professor Sidinei Cruz Sobrinho, do Instituto Federal Farroupilha-RS.

Compuseram a mesa de abertura o reitor Sérgio Teixeira , a diretora-geral do campus Ana quitéria Menezes, os pró-reitores Luiz Henrique  lemos (Ensino), Carlos Henrique almeida (Pesquisa e Inovação) e Altemir Secco (Extensão) e o vice-presidente da Fapeal (Fundação de amparo da |Pesquisa  de alagoas), Carlos Guedes, também pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifal.

registrado em: , ,