Notícias
Palestra sobre inteligência artificial marca início do Eitic no Ifal
Começou na tarde desta terça-feira, 12, o XII Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Até o dia 25 de agosto, serão apresentados os resultados finais de 319 projetos vinculados aos Programas Institucionais de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) selecionados pelos editais nº 5 e nº 06/2024. A abertura do evento abordou a inteligência artificial e a pesquisa aplicada na gestão pública.
Este ano, o Eitic tem como tema “Inovação e Ciência em Foco”. Durante os dias do encontro, as apresentações dos projetos de pesquisa ocorrerão via Google Meet, com possibilidade de realização presencial ou híbrida, conforme a decisão dos campi do Ifal.
Na abertura, o reitor do Ifal, Carlos Guedes, expressou a satisfação em dar início ao evento, já consolidado na instituição. “O tema do evento, Inovação e Ciência em Foco, é muito importante e se inicia com muita qualidade e competência com uma palestra sobre inteligência artificial e pesquisa aplicada”, disse o reitor.
A palestra foi ministrada pelo professor e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, Fernando Silveira Alves. Ele discutiu inovações, aplicações e desafios da Inteligência Artificial em setores como a saúde, segurança pública e transporte, bem como a abordagem ética e transparente da sua implementação. Fernando Alves ainda citou inovações e exemplos da IA na administração pública.
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira, a relevância da IA é crescente e é necessário que a instituição se aproprie dessa ferramenta para poder aplicá-la da melhor forma. “O Pibic e o Pibiti são os principais editais da Pró-Reitoria de Pesquisa e culmina nessa avaliação dos projetos que vocês vêm desenvolvendo. São editais de fomento do Ifal, a partir da Reitoria e a partir dos campi. São editais de fomento também a partir da Fapeal, nossa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, e também com bolsas do CNPq a qual nós concorremos a cada dois anos e que ofertam bolsas para apoiar financeiramente a execução desses projetos. Isso nos permite o êxito, permite a permanência desses estudantes pensando sempre na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, na formação desses estudantes e na sua melhor qualificação de maneira integrada, utilizando os métodos da pesquisa e também produzindo produtos inovadores para a nossa sociedade”, destacou a pró-reitora.
Confira aqui a abertura do evento e a programação completa!
