Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra sobre inteligência artificial marca início do Eitic no Ifal
conteúdo

Notícias

Palestra sobre inteligência artificial marca início do Eitic no Ifal

Evento tem como objetivo apresentar resultados finais de mais de 300 projetos pesquisa desenvolvidos na instituição
por Elaine Rodrigues publicado: 12/08/2025 19h04, última modificação: 12/08/2025 19h04

Começou na tarde desta terça-feira, 12, o XII Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Até o dia 25 de agosto, serão apresentados os resultados finais de 319 projetos vinculados aos Programas Institucionais de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) selecionados pelos editais nº 5 e nº 06/2024. A abertura do evento abordou a inteligência artificial e a pesquisa aplicada na gestão pública.

Este ano, o Eitic tem como tema “Inovação e Ciência em Foco”. Durante os dias do encontro, as apresentações dos projetos de pesquisa ocorrerão via Google Meet, com possibilidade de realização presencial ou híbrida, conforme a decisão dos campi do Ifal.

Na abertura, o reitor do Ifal, Carlos Guedes, expressou a satisfação em dar início ao evento, já consolidado na instituição. “O tema do evento, Inovação e Ciência em Foco, é muito importante e se inicia com muita qualidade e competência com uma palestra sobre inteligência artificial e pesquisa aplicada”, disse o reitor.

Palestra inicial do EiticA palestra foi ministrada pelo professor e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, Fernando Silveira Alves. Ele discutiu inovações, aplicações e desafios da Inteligência Artificial em setores como a saúde, segurança pública e transporte, bem como a abordagem ética e transparente da sua implementação. Fernando Alves ainda citou inovações e exemplos da IA na administração pública. 

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira, a relevância da IA é crescente e é necessário que a instituição se aproprie dessa ferramenta para poder aplicá-la da melhor forma. “O Pibic e o Pibiti são os principais editais da Pró-Reitoria de Pesquisa e culmina nessa avaliação dos projetos que vocês vêm desenvolvendo. São editais de fomento do Ifal, a partir da Reitoria e a partir dos campi. São editais de fomento também a partir da Fapeal, nossa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, e também com bolsas do CNPq a qual nós concorremos a cada dois anos e que ofertam bolsas para apoiar financeiramente a execução desses projetos. Isso nos permite o êxito, permite a permanência desses estudantes pensando sempre na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, na formação desses estudantes e na sua melhor qualificação de maneira integrada, utilizando os métodos da pesquisa e também produzindo produtos inovadores para a nossa sociedade”, destacou a pró-reitora.

Confira aqui a abertura do evento e a programação completa!