Notícias
Palestra sobre deficiência visual é tema de capacitação dos coordenadores e componentes dos Napnes
Participantes do curso de capacitação simulam experiência da pessoa com deficiência visual
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou a segunda capacitação com coordenadores, coordenadoras e demais componentes dos campi e, desta vez, o tema tratado em uma palestra proferida pela professora Albanize Mirindida foi “Deficiência Visual”. A docente atua, há 30 anos, na Escola de Cegos Cyro Accioly, com pessoas com deficiência visual na área de Orientação e Mobilidade.
A primeira capacitação para os integrantes do Napnes ocorreu no primeiro semestre deste ano e, na ocasião, o assunto foi "Autismo" abordado pela professora Mônica Ximenes, do Campus Maceió.
O atendimento às necessidades específicas de alunos do Ifal é um compromisso do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018, como explica a coordenadora de Ações Inclusivas no instituto, a psicóloga Renata Pires. A Coordenação de Ações Inclusivas (CAI) está ligada Diretoria Políticas Estudantis e à Pró-Reitoria de Ensino (Proen).
A palestra ocorreu na Sala de Reuniões da Reitoria do Ifal no período da tarde. Pela manhã, houve uma reunião para avaliar as ações realizadas nas unidades de ensino em que atuam.
Durante a exposição, a professora Albanize Mirindida discorreu sobre a mobilidade urbana, as barreiras urbanísticas, arquitetônicas e tecnológicas, uso de transportes para pessoas com deficiência e comunicação. Ainda na palestra, os participantes vivenciaram as dificuldades que são encaradas no cotidiano pelas pessoas com deficiência visual, momento em que a palestrante distribui bengalas para todos e pediu para que se locomovessem com os olhos fechados.
As próximas palestras terão como foco os temas Dislexia e Deficiência Intelectual, previstas para outubro e novembro. A coordenadora de ações Inclusivas explicou que os temas são escolhidos por ordem de prioridade em termos de complexidade do tema e pelo maior número de demanda nos campi e citou a deficiência visual como o segundo tema escolhido devido ao fato de haver alunos com baixa visão nos campi.
Avanços
Renata Pires destacou alguns avanços como a instalação de salas próprias do Napnes nos campi de Maceió, Satuba, Murici, Santana do Ipanema e Piranhas. Porém, acrescentou que em todas as unidades do Ifal já existem pessoas compondo os núcleos e a meta é dotá-las de espaços para desenvolverem suas atividades.