Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra e apresentações culturais abrem a 3ª Mostra de Ações Multidisciplinares do Ifal Batalha

publicado: 09/06/2017 10h44, última modificação: 09/06/2017 17h08

Quem compareceu ao Clube ABC, em Batalha, na noite de quinta-feira, 8, para a abertura da 3ª Mostra de Ações Multidisciplinares da unidade do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no município, teve acesso a uma programação diversificada, com pronunciamento de gestores institucionais, palestra do economista Cícero Péricles e apresentações musicais.

Mostra BatalhaO evento contou com a participação de docentes, estudantes, do corpo técnico da instituição e da comunidade externa. No palco, subiram grupos vinculados ao ArtIfal, programa institucional de extensão responsável por formar coletivos culturais e artísticos nos campi do Ifal.

A animação foi garantida pela exibição de dois grupos de coco de roda formados por alunos, um deles com a presença do mestre Laércio Bamba. Também houve espetáculo em homenagem ao cantor Djavan, onde discentes e convidados soltaram a voz e mostraram seu talento, interpretando canções do músico alagoano.

Em pronunciamento, o diretor-geral do Campus Batalha, Marcos Serafim, ressaltou a vida sacrificada, a trajetória de superação dos alunos da unidade de ensino no sertão alagoano e a possibilidade de mudança de vida que o instituto federal representa. Já o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Ifal, Carlos Henrique Almeida, discursou sobre a relevância das produções do Ifal Batalha para o desenvolvimento da região onde está inserido, bem como na perspectiva da pesquisa institucional. "Foi o campus com mais trabalhos aprovados no AVANT IF, evento de empreendedorismo e inovação realizado no mês de maio, em Santana do Ipanema", lembrou.

Anny, sua bisavó Marili e sua prima Eduarda na abertura da MostraPara prestigiar o primeiro dia de atividades do evento, a aluna do campus Anny Gabriely levou sua bisavó, Marili Silva, e a prima Eduarda da Conceição à solenidade. A jovem, envolvida com iniciação científica e ações culturais promovidas pelo instituto, aposta na integração da família à vida escolar e tem sido inspiração em casa. Anny contou que a experiência dela no Ifal estimulou seu irmão a se inscrever no próximo exame de seleção. "Eu estou notando que é um ensino maravilhoso", justificou a bisavó, a respeito da escolha do rapaz e do que presenciou na mostra multidisciplinar.

Alagoas em números

Destaque na noite de abertura do evento, o economista Cícero Péricles trouxe para o público presente no Clube ABC dados da urbanização de Alagoas, da expectativa de vida dos alagoanos, da produção agrícola e pecuária no estado, além de índices de desenvolvimento humano, de desigualdade social e de renda domiciliar dos últimos 15 anos.

Mostra BatalhaO palestrante traçou um panorama das mudanças demográficas, sociais e econômicas ocorridas ao longo do tempo e apontou o papel transformador da educação nesse cenário. "A educação pública está mudando o perfil da nossa população. À medida que o ensino básico vai se popularizando, o grau de instrução aumenta, muda completamente o perfil do eleitorado", exemplificou.

De acordo com o profissional, o futuro da pecuária leiteira está no agreste e no sertão alagoano. Ele destacou a pesquisa sobre produtividade da vaca leiteira feita pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em que Alagoas despontou em 1º lugar em todo o Nordeste. "Graças ao milagre tecnológico feito aqui em Batalha e região", atribuiu.

A possibilidade de maior desenvolvimento do setor, segundo Péricles, passa pela dinâmica de investimento em inovação e de qualificação profissional, a exemplo da oferecida no campus do Ifal. Ele convocou os estudantes a abraçar o desafio de contribuir com as mudanças necessárias. "Sejam comprometidos socialmente, com o pensamento dirigido para os avanços, para que nos próximos anos tenhamos um estado melhor para estudar, melhor para trabalhar e principalmente, melhor para viver".

Mais sobre o evento

A programação da 3ª Mostra de Ações Multidisciplinares do Ifal Batalha encerra neste domingo, 10. O evento tem foco no diálogo entre as diversas áreas do conhecimento científico e no debate de temas relevantes no cenário cultural, político, socioeconômico e tecnológico. O tema escolhido para a edição 2017 foi o bicentenário da emancipação política de Alagoas.