Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ouvidoria do Ifal divulga Relatório do Conselho de Usuários de Serviços Públicos
conteúdo

Notícias

Ouvidoria do Ifal divulga Relatório do Conselho de Usuários de Serviços Públicos

Qualquer cidadão pode ser conselheiro, avaliar a prestação dos serviços públicos e apresentar propostas de melhorias
publicado: 16/07/2024 18h14, última modificação: 16/07/2024 18h14

Por Lais Marques, estagiária de Jornalismo*

A Ouvidoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou o Relatório do Conselho de Usuários de Serviços Públicos com os resultados obtidos no ano de 2023. O documento apresenta dados sobre a avaliação de serviços prestados pela instituição, detalha a metodologia utilizada e informa como é composto o Conselho de Usuários, que é formado por usuários voluntários, que participam como respondentes nas consultas encaminhadas pela Ouvidoria.

Qualquer cidadão pode ser conselheiro, avaliar a prestação dos serviços públicos e apresentar propostas de melhorias. Para isso, é preciso voluntariar-se por meio da Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos – https://conselhodeusuarios.cgu.gov.br/inicio. Os conselheiros voluntários têm o papel de auxiliar na melhoria dos serviços prestados por meio das respostas às consultas em formato de enquetes enviadas pela Ouvidoria, ajudando em avaliações e em possíveis reformulações desses serviços públicos.

Visando maior adesão de voluntários, desde 2022 o Ifal optou por não restringir as enquetes apenas aos cadastrados como conselheiros no Portal do Conselho de Usuários, diminuindo a burocracia e aumentando a participação dos usuários na avaliação dos serviços. 

No ano de 2023, a Ouvidoria fez dois chamamentos por meio das redes sociais do Ifal, nos meses de junho e novembro, e foram enviados cards por e-mail, nos meses de outubro e dezembro, divulgando as enquetes a serem respondidas. Os serviços a serem avaliados foram: Matricular-se em curso de Educação Profissional Técnica; Matricular-se em curso de Educação Superior de Graduação; Matricular-se em curso de Pós-Graduação; Matricular-se em curso de Formação Inicial e Continuada; Obter diplomas ou 2ª via de diploma; Participar de processo seletivo para curso de Educação Profissional Técnica; Participar de processo seletivo para curso de Educação Superior de Graduação; Participar de processo seletivo para curso de Educação à Distância, e Participar de processo seletivo para curso de pós-graduação. As avaliações foram divididas em três: Qualidade no serviço de processo seletivo; Qualidade no serviço de matrícula e Qualidade no serviço de diplomas e segunda via de diplomas.

Confira mais informações no Relatório do Conselho de Usuários de Serviços Públicos (ano base 2023)

Saiba mais sobre a Ouvidoria do Ifal

*Sob a supervisão de Elaine Rodrigues, jornalista.