Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Olimpíada Internacional de Filosofia prorroga inscrições para seletiva nacional

Olimpíada Internacional de Filosofia prorroga inscrições para seletiva nacional

Competição científica é voltada a alunos do ensino médio

por Jhonathan Pino publicado: 14/12/2023 15h37, última modificação: 14/12/2023 15h37

O prazo para inscrições na Seletiva Nacional para a 32ª Olimpíada Internacional de Filosofia (Helsinque/2024) foi prorrogado para o dia 05 de janeiro de 2024. Podem participar do evento alunos/as de nacionalidade brasileira regularmente matriculados no Ensino Médio.

Pelo menos seis estudantes do estado de Alagoas poderão ser selecionados para disputar a etapa nacional, onde serão definidos os dois representantes que o Brasil tem direito para disputar a etapa internacional, que ocorrerá em Helsinque, na Finlândia.

Na seletiva nacional, a prova será aplicada também em Alagoas, no dia 16 de fevereiro, das 14 às 18h, na sede do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus A.C. Simões. Ela consistirá na redação, em língua espanhola, inglesa ou francesa, de um ensaio filosófico a partir de temas sugeridos pelo comitê organizador.

A organização do evento reforça que escolas e grupos que inscreveram estudantes dentro do prazo inicialmente previsto em edital poderão inscrever mais dois ou duas estudantes cada. Já as escolas ou grupos que ainda não inscreveram, estes poderão realizar o ato com no máximo dois estudantes. A aceitação das inscrições dependerá da disponibilidade de cada local de prova, respeitando-se o limite total de 160 vagas para todo o país.

Os estudantes selecionados(as) terão de arcar com o custo de sua passagem aérea de ida até o país sede do evento e de retorno ao seu país de origem, assim como com quaisquer gastos que se derem fora da programação da olimpíada. Todos os demais custos envolvidos em sua participação no evento, incluindo hospedagem e três refeições diárias durante a programação da 32ª IPO, ficarão sob inteira responsabilidade do comitê organizador finlandês.

Essas e outras informações podem ser conferidas na página da seletiva nacional e no edital do evento.