Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Olimpíada Brasileira de Matemática abre inscrições para alunos do Ensino Médio

Olimpíada Brasileira de Matemática abre inscrições para alunos do Ensino Médio

Discentes devem procurar coordenações da Obmep em seus próprios campi
publicado: 25/02/2016 11h52, última modificação: 25/02/2016 11h53

Jhonathan Pino - jornalista

Já estão abertas as inscrições para a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2016). Alunos de todos os campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) podem se inscrever até o dia 1º de abril.

De acordo com o professor do Campus Maceió, Carlos Argolo, os alunos devem procurar as coordenações da Obmep em seus próprios campi para a realização da inscrições. Caso a unidade não apresente uma coordenação própria da Olimpíada, o aluno deverá procurar o Laboratório de Física do Campus Maceió.

A Obmep é organizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Podem participar dele alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais.

Os alunos do Ifal devem concorrer ao Nível 3 da Olimpíada. Para concorrer aos prêmios, eles deverão participar de duas provas. A primeira fase ocorre no dia 7 de junho, com provas objetivas, de múltipla escolha, aplicadas e corrigidas pelos professores do próprio Ifal. A segunda fase terá provas discursivas e ocorrerá em um dos centros de aplicação designado pela coordenação da Obmep.

Premiação

São vários os prêmios a serem distribuídos para os participantes das Olimpíadas. Serão até 50 medalhas de ouro, 250 de prata e 350 de bronze para os alunos de escolas seletivas do Ensino Médio.

Aos premiados, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep), com direito a remuneração, em forma de bolsa. Eles também poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME).

Mas não serão apenas os estudantes que serão reconhecidos pelo bom desempenho na Olimpíada. Até 1029 professores das escolas participantes receberão prêmios, como tablets e edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM). Eles ainda serão convidados a participar do fórum virtual do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC).

525 escolas serão premiados com kits esportivos e materiais didáticos. Além disso, as duas secretarias municipais que obtiverem a maior pontuação em sua respectiva Unidade Federativa receberão troféus.

As inscrições das escolas ocorrem aqui. Para mais informações, acesse o Portal da Obmep.

registrado em: ,