Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dissertação apresenta oficina de robótica como produto educacional

Dissertação apresenta oficina de robótica como produto educacional

Mestrado em Educação Profissional

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 27/04/2020 23h38, última modificação: 30/04/2020 11h41
Exibir carrossel de imagens Reprodução Apresentação ocorreu por meio de videoconferência

Apresentação ocorreu por meio de videoconferência

A primeira defesa de dissertação do mestrado em Educação Profissional ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas ocorreu na tarde desta segunda-feira (27) por meio de videoconferência. A servidora Fernanda Cordeiro dos Santos, técnico em laboratório do Campus Maceió apresentou o trabalho intitulado “Oficina de Robótica Educacional como Mecanismo de Articulação entre Teoria e Prática no curso técnico de Eletrônica”.Fernanda Cordeiro é graduada em Engenharia Elétrica pela Faculdade Pio Décimo e  foi nomeada no Ifal em 2014,  A pesquisa se traduz também como o primeiro  produto educacional  da pós-graduação,  um dos requisitos para a conclusão. As aulas do mestrado, vinculado  à rede federal,  ocorrem no Campus Benedito Bentes desde 2018.

Durante a apresentação, Fernanda Cordeiro declarou que "a partir da hipótese de que alguns alunos poderiam apresentar dificuldades em relacionar a teoria vista em sala de aula e as práticas requeridas pelos referidos torneios, propomos a criação de uma oficina que permitisse a articulação entre a teoria e a prática nesse tipo de competição".

A  pesquisadora reuniu dez alunos dos três cursos durante uma oficina os laboratórios do curso de eletrônica do Campus Maceió e aplicou a eles questionários sobre  os campeonatos de robótica com o objetivo de entender  o comportamento deles enquanto participantes. Uma plataforma online  também foi utilizada como recurso suplementar, permitindo promover a interação com os alunos e a coleta de dados mesmo fora dos encontros presenciai.

“As análises a partir da experiência em campeonatos de robótica e  quanto ao ensino-aprendizagem foram pontos essenciais para  a proposta de oferta de oficina de robótica educacional que foi percebida com a hipótese de os alunos terem dificuldade entre a teoria e a prática.”, ressaltou Fernanda Cordeiro.

Professores e alunos assistem à apresentação

Análise

A banca foi  formada por José Isnaldo de Lima Barbosa, Wanderley da Silva Dias e  Geraldo Alves Sobral Júnior (orientador). Os professores elogiaram a pesquisa  quanto as fundamentações teórica e metodológica e sugeriram alterações no conteúdo textual para melhorar o entendimento da pesquisa pelos leitores. O docente Wanderley Dias propôs ainda, a aplicação de uma disciplina no curso técnico de Eletrônica para tratar da robótica. Fernanda Cordeiro  disse que a proposta é válida e  lembrou que  na reestruturação do Plano de Curso de 2020, a Coordenação de Eletrônica chegou à decisão de incluir a disciplina de Robótica no 3º ano do Curso Técnico em Eletrônica.

O trabalho foi orientado pelo professor Geraldo Alves Sobral Júnior. Durante  a exposição online, professores do mestrado e alunos e alunas  das três turmas acompanharam a transmissão eletrônica a distância.. O modo de apresentação da defesa online a ocorreu devido às recomendações de isolamento social decorrentes da pandemia da Covid-19.

A banca

Geraldo Sobral - orientador                      José Isnaldo Barbosa                                 Wanderley Dias

O mestrado em Educação Profissional  possui a terceira turma e é  ocorre às sextas-feiras no campus Benedito Bentes do Ifal. Sob a coordenação do professor Ricardo Cavalcanti, o curso de pós-graduação  é ofertado pela rede federal de educação.

Segundo , Ricardo Cavalcanti "Fernanda concluiu o processo de elaboração, pesquisa de campo, análise de dados e apresentação de um Produto Educacional, que será depositado no Repositório EduCAPES, licenciado pelo Creative Commons, no tempo de 20 meses (ago/18 a abril/19). A plataforma utilizada pera a defesa no último dia 27/04 foi a web conferência RNP".