Notícias
Dissertação apresenta oficina de robótica como produto educacional
Mestrado em Educação Profissional
A primeira defesa de dissertação do mestrado em Educação Profissional ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas ocorreu na tarde desta segunda-feira (27) por meio de videoconferência. A servidora Fernanda Cordeiro dos Santos, técnico em laboratório do Campus Maceió apresentou o trabalho intitulado “Oficina de Robótica Educacional como Mecanismo de Articulação entre Teoria e Prática no curso técnico de Eletrônica”.Fernanda Cordeiro é graduada em Engenharia Elétrica pela Faculdade Pio Décimo e foi nomeada no Ifal em 2014, A pesquisa se traduz também como o primeiro produto educacional da pós-graduação, um dos requisitos para a conclusão. As aulas do mestrado, vinculado à rede federal, ocorrem no Campus Benedito Bentes desde 2018.
Durante a apresentação, Fernanda Cordeiro declarou que "a partir da hipótese de que alguns alunos poderiam apresentar dificuldades em relacionar a teoria vista em sala de aula e as práticas requeridas pelos referidos torneios, propomos a criação de uma oficina que permitisse a articulação entre a teoria e a prática nesse tipo de competição".
A pesquisadora reuniu dez alunos dos três cursos durante uma oficina os laboratórios do curso de eletrônica do Campus Maceió e aplicou a eles questionários sobre os campeonatos de robótica com o objetivo de entender o comportamento deles enquanto participantes. Uma plataforma online também foi utilizada como recurso suplementar, permitindo promover a interação com os alunos e a coleta de dados mesmo fora dos encontros presenciai.
“As análises a partir da experiência em campeonatos de robótica e quanto ao ensino-aprendizagem foram pontos essenciais para a proposta de oferta de oficina de robótica educacional que foi percebida com a hipótese de os alunos terem dificuldade entre a teoria e a prática.”, ressaltou Fernanda Cordeiro.
Análise
A banca foi formada por José Isnaldo de Lima Barbosa, Wanderley da Silva Dias e Geraldo Alves Sobral Júnior (orientador). Os professores elogiaram a pesquisa quanto as fundamentações teórica e metodológica e sugeriram alterações no conteúdo textual para melhorar o entendimento da pesquisa pelos leitores. O docente Wanderley Dias propôs ainda, a aplicação de uma disciplina no curso técnico de Eletrônica para tratar da robótica. Fernanda Cordeiro disse que a proposta é válida e lembrou que na reestruturação do Plano de Curso de 2020, a Coordenação de Eletrônica chegou à decisão de incluir a disciplina de Robótica no 3º ano do Curso Técnico em Eletrônica.
O trabalho foi orientado pelo professor Geraldo Alves Sobral Júnior. Durante a exposição online, professores do mestrado e alunos e alunas das três turmas acompanharam a transmissão eletrônica a distância.. O modo de apresentação da defesa online a ocorreu devido às recomendações de isolamento social decorrentes da pandemia da Covid-19.
A banca
Geraldo Sobral - orientador José Isnaldo Barbosa Wanderley Dias
O mestrado em Educação Profissional possui a terceira turma e é ocorre às sextas-feiras no campus Benedito Bentes do Ifal. Sob a coordenação do professor Ricardo Cavalcanti, o curso de pós-graduação é ofertado pela rede federal de educação.
Segundo , Ricardo Cavalcanti "Fernanda concluiu o processo de elaboração, pesquisa de campo, análise de dados e apresentação de um Produto Educacional, que será depositado no Repositório EduCAPES, licenciado pelo Creative Commons, no tempo de 20 meses (ago/18 a abril/19). A plataforma utilizada pera a defesa no último dia 27/04 foi a web conferência RNP".