Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Observatório do Mundo do Trabalho é selecionado entre projetos de boas práticas do governo federal

A iniciativa do Ifal é um dos sete projetos presentes na VitrineGov
publicado: 11/07/2023 12h41, última modificação: 12/07/2023 09h36

Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo*

O Observatório do Mundo do Trabalho do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi selecionado pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos para ser um dos sete projetos presentes na VitrineGov. A iniciativa do governo federal é uma espécie de repositório de boas práticas desenvolvidas pelas instituições brasileiras em todo país.

O projeto Observatório do Mundo do Trabalho foi criado em 2021, vinculado ao Departamento de Extensão, Estágios e Egressos (DEEE) e tem como meta promover o relacionamento entre o Ifal, o mundo do trabalho e os estudantes, dando visibilidade às oportunidades de estágio, visando a empregabilidade. Entre seus objetivos estão o aumento de vagas para estágio e ampliação e fortalecimento da rede de relacionamento com setores públicos e privado, além de comunidades ou grupos sociais e culturais.Progressão do número de convênios.jpeg

Nos anos de 2021 e 2022, foram mais de 4.055 estágios obrigatórios alcançados, e 384 convênios para estágio. Segundo a ficha resumo da iniciativa, os fatores de sucesso do projeto são o engajamento da equipe e o foco nos resultados.

A chefe do departamento, Dilliani Felipe Barros, disse que não esperava o reconhecimento. Ela lembra que a inscrição foi feita após solicitação da Reitoria para que as áreas sistêmicas preenchessem um formulário com as iniciativas de destaque.

“Naquele momento eu nem sabia do que se tratava. Após a primeira seleção, as melhores propostas foram apresentadas pela equipe para os organizadores do VitrineGov. Eles ficaram super empolgados e, na sequência, falaram que queriam colocá-la na vitrine, para que outras instituições pudessem copiar. Inclusive, recebemos pedidos dos IFs de Sergipe e da Paraíba para explicássemos o projeto, porque eles queriam fazer algo parecido”, pontuou Diliani.

Para a gestora, apesar dos números serem muito bons, eles continuam aquém das demandas por estágios entre os estudantes. “A gente tem mais de 10 mil alunos no fluxo, então conseguir mil estágios não é nada perto do grande número de alunos que ainda precisam de estágio. Mas em relação aos outros anos, a gente percebe uma progressão exponencial no número de convênios e acredita que está no caminho certo para conseguir ainda mais”, enfatiza.

VitrineGov

O projeto de boas práticas do MGI ou VitrineGov, se define como um espaço aberto para compartilhamento de experiências, intercâmbio de conhecimentos, celebração de bons resultados e de aprendizado com os erros.  No repositório, são tratados temas como governança e gestão de riscos; sustentabilidade ambiental e social; logística pública, entre outros.

Para avaliar um projeto com boas práticas, são analisadas a criatividade, relevância, economia, resultados, replicabilidade e perenidade.

* Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista.