Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novos Caminhos: técnicas aprendidas em curso FIC melhoram a vida de pequeno agricultor
conteúdo

Notícias

Novos Caminhos: técnicas aprendidas em curso FIC melhoram a vida de pequeno agricultor

por Roberta Rocha publicado: 31/08/2020 23h04, última modificação: 31/08/2020 23h07

Em maio deste ano, quando recebeu a mensagem de um amigo pelo aplicativo Whatsapp falando da abertura de inscrições do programa Novos Caminhos, o morador da zona rural de Olho D'Água das Flores/AL Hélio Alves de Lima não imaginava o quanto seria beneficiado com os conhecimentos adquiridos no curso de Operador de Sistema de Irrigação, ofertado por meio do programa no Instituto Federal de Alagoas - Ifal. 

Hélio é uma das mais de 3.600 pessoas atendidas pelos cursos gratuitos de formação inicial e continuada totalmente on- line do Novos Caminhos do Ifal. Em vídeo, o pequeno agricultor deu seu relato sobre como o acesso à educação profissional tem gerado mudanças positivas no seu cotidiano. 

A principal delas é que o sítio Minador, onde Hélio reside e pratica a agricultura familiar e de subsistência, agora conta com sistema próprio de irrigação, implantado pelo estudante graças aos aprendizados no curso. "Trabalho com a produção vegetal e com a agropecuária, aqui com a família. Tendo a oportunidade de trabalhar em um ambiente que tenha um sistema de irrigação, você vai trabalhar sem ter prejuízos", avalia.

Com o uso de uma motobomba, o pequeno produtor está alinhando eficiência e economia nos cuidados com sua horta. "Instalei e estou usando um sisteminha pequeno com fita de gotejo e está dando muito bem. De duas maneiras que eu uso: também com aquelas mangueiras que faz jardim", detalha o estudante.  

Tomates, pimentões, coentros e outras hortaliças produzidas por Hélio para consumo próprio e venda, por meio do mecanismo, passaram a receber a quantidade ideal de água e demandar menos trabalho do agricultor. "Eu não tinha a ideia de montar uma motobomba para irrigar e sair a quantidade de água na medida certa, de forma correta e para que não houvesse muita mão de obra e eu perdesse muito tempo. Com a bomba, rapidinho eu faço o irrigamento". 

Educando para a sustentabilidade - Melhorar a rentabilidade da produção a partir do uso racional da água é tema recorrente nas aulas do professor Samuel Silva, durante as atividades do curso de Operador de Sistema de Irrigação. De acordo com o profissional, uma das maiores dificuldades para colocar esse propósito em prática é o pouco conhecimento de quem trabalha ou pretende trabalhar com irrigação acerca dos equipamentos da área e seu manejo adequado.

"A intenção é que no curso o aluno conheça mais e tenha um pouco de domínio dos equipamentos, para que o objetivo final de usar a água de forma eficiente seja atingido. A gente está ensinando os alunos a manejarem a irrigação para que se tenha ali um uso eficiente da água. E muitos têm dado retorno sobre essas práticas, que eles já estão realizando nas suas propriedades. Alguns não conheciam certos equipamentos, estão começando a conhecer. Outros que já tinham algumas ferramentas nas suas propriedades, estão usando de forma mais eficaz, dominando melhor", afirma. 

Novos CaminhosPara reforçar o aprendizado da turma, o docente faz uso de vídeos explicativos onde alia teoria e experiências práticas. "A gente não pôde fazer a prática de forma presencial, mas isso não diminuiu a qualidade do curso. Não está deixando de ser um curso prático, mesmo sendo totalmente a distância", comenta. Essa experiência virtual de aprendizado proporcionada pelo Novos Caminhos, segundo ele, vem favorecendo principalmente pequenos produtores, a exemplo de Hélio, que não têm condição de contratar assessoria especializada para sua propriedade.  

"Nossos alunos ainda têm uma vantagem nesse sentido, porque primeiro vem toda uma explicação dos processos que envolvem a planta, o solo, a atmosfera, uma teoria básica da irrigação, para depois a gente ensinar como é que se usa o equipamento. Então não é só o ensinar a fazer, dar recomendação para que faça de tal jeito. Na verdade, a gente está dando uma explicação do porquê tem que fazer aquilo e depois ensina a fazer", acrescenta.

Troca de vivências - A maneira como os conteúdos abordados no curso tem enriquecido o repertório dos participantes não se deve apenas ao que é aprendido na relação professor-aluno, mas também à interação e troca de vivências entre os próprios alunos. Foi o que observou a coordenadora do Novos Caminhos do Ifal, Dilliani Barros. 

A gestora conta que reunir públicos de diferentes níveis de escolaridade e de diversas regiões do país serviu para potencializar o aprendizado, já que os envolvidos têm acesso a múltiplos olhares e experiências sobre a mesma questão. "Tem [nos cursos] desde gente na faculdade, que está fazendo o curso pra agregar mais conhecimento, como aquela pessoa que tem ensino fundamental incompleto e também interage, conta experiência. Quando eles fazem vídeo, chats, as construções vão muito além do que a gente esperava. O programa tem sido realmente a grande ação do Ifal no momento de pandemia", comemora.

Sobre o programa - O Novos Caminhos é uma ação do Ministério da Educação voltada a promover a educação profissional e tecnológica a distância em todos o país, durante o período de isolamento social em razão da pandemia de coronavírus.

As vagas no Ifal foram ofertadas, via sorteio eletrônico, por meio dos editais nº 63/2020 da Pró-reitoria de Ensino e nº 08/2020, da Pró-reitoria de Extensão. Os cursos possuem carga horária entre 160h e 300h, contemplando diversas áreas do conhecimento. Saiba mais na página do Novos Caminhos - Ifal.  

Notícia relacionada: Estudante cursa "Novos Caminhos" e decide montar o próprio negócio.

Veja o vídeo com o depoimento do estudante Hélio Alves: